Dicas fundamentais para lavar roupa com economia

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   

Lavar roupas é uma tarefa que exige tempo e grande atenção, já que existem diferentes tipos de roupas, com tecidos e cores variadas, muitas maneiras de se programar a máquina e até mesmo diversos tipos de lava-roupas.

Com a quantidade de produtos disponíveis no mercado, muitas vezes não é dada a devida atenção em como utilizá-los de maneira correta. Em meio a tudo isso, como obter a melhor limpeza na lavagem de roupas, economizar água e melhorar o rendimento do lava-roupas?

A gerente de marketing da Casa KM, Aline Silva, explica que está tudo ligado aos produtos escolhidos e o conhecimento do consumidor. "Muitas vezes acabamos colocando a quantidade errada de lava-roupas para determinado tecido, ignorando as instruções dos rótulos dos produtos. Não considerar as informações das máquinas de lavar e o quanto elas gastam, faz com que o consumidor, além de desperdiçar água e outros produtos, perca muito tempo executando essa tarefa", ela alega.

Confira as dicas para lavar roupa de maneira consciente e conômica:

Lava-roupas faz diferença?

Com certeza! Não apenas na limpeza, mas a escolha dele também interfere no tecido. "Pesquise um produto que atenda suas necessidades. Veja aqueles que são destinados aos cuidados das peças que você tem no seu guarda-roupa. Um produto com bom rendimento utilizado em um equipamento moderno, somados à atenção do consumidor, vão, com certeza, entregar roupas com uma limpeza mais profunda, perfumação economia", ressalta a gerente.

Atenção na dosagem do lava-roupas

Existe um mito que quanto mais sabão em pó colocar na hora da lavagem, mais limpas ficarão as roupas. A executiva desmistifica o tema. "Se colocado em excesso, o sabão em pó pode manchar o tecido e não atingir sua máxima eficiência. Siga sempre o modo de uso indicado no rótulo dos produtos; dessa forma, o consumidor terá roupas limpas e perfumadas por mais tempo".

Lave e seque corretamente

Apesar de toda a modernidade presente no maquinário e na composição dos produtos, é preciso muita atenção na hora da lavagem e da secagem das roupas. Nunca despeje o produto diretamente sobre as roupas sem diluí-lo antes na água.

Roupas coloridas que desbotam não devem ficar de molho. "Além disso, não exponha as roupas ao sol durante o molho ou a secagem: elas podem perder a cor natural e ficarem manchadas", afirma Aline.

Utilize a máquina de lavar de maneira correta

Se o consumidor está atento às especificações da máquina de lavar a economia de água pode ser de até 47%. "Quando o consumidor presta atenção no funcionamento correta da máquina, além de aproveitar melhor a lavagem das roupas, ele gera uma série de economias para o próprio bolso. Em lavadoras modernas de última geração, o uso do lava-roupas adequado garante limpeza com economia", finaliza.

Mais economia

Aline explica que outra maneira de evitar o desperdício de água é sempre utilizar a capacidade máxima de sua máquina de lavar. "Junte o máximo de roupas, seguindo sempre as instruções das etiquetas das roupas, do lava-roupas e da máquina de lavar, antes de bater e veja a quantidade ideal de produto para aquele montante. Desta maneira, além de render mais o seu lava-roupas, você economiza água, tempo e energia".

Atenção complementar

A executiva finaliza as dicas com uma instrução sobre os produtos que ajudarão na lavagem e maciez das roupas. "Busque sempre utilizar produtos para lavagem de roupas de uma mesma linha. Seu desenvolvimento é focado em oferecer um complemento ao produto seguinte, garantindo melhor aproveitamento da lavagem, perfume de alta durabilidade e limpeza profunda", explica.