Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Falta de água potável

Em meio à pandemia, 700 mil paranaenses ainda não têm acesso à água encanada, estima ABCON

Agência do Rádio Mais/Daniel Marques
27 mai 2020 às 15:25
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Apesar de o Paraná apresentar um dos mais altos indicadores de saneamento básico no Brasil, 2,2 milhões de paranaenses ainda não têm acesso a serviços de esgotamento sanitário no estado. O dado foi levantado pela Associação Brasileira das Concessionárias Privadas de Serviços Públicos de Água e Esgoto (ABCON). Em meio à pandemia de covid-19, a entidade revela ainda que 700 mil paranaenses sofrem com a falta de água potável, o que dificulta a adoção de medidas preventivas simples contra a covid-19, como lavar as mãos.

O reflexo disso pode ser visto na saúde da população, que recorre ao Sistema Único de Saúde (SUS) e sofre com a falta de atendimento e unidades lotadas. Ainda segundo a ABCON, 22,2 mil paranaenses foram internados com doenças causadas pelo consumo de água contaminada, como diarreia bacteriana e gastroenterite, apenas nos dois primeiros meses deste ano.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A falta de investimentos em saneamento tem levado, em média, a 30 mil internações hospitalares por mês no país. Ou seja, são 30 mil leitos que não estão disponíveis para atender pacientes com covid-19 porque são ocupados por pessoas que vivem em condições insalubres”, aponta o presidente da ABCON, Percy Soares Neto.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) apontam que, na região metropolitana de Curitiba, os efluentes de 15,4% dos mais de 3,5 milhões de habitantes não são recolhidos, enquanto 2,5% da população não possuem água potável nas torneiras (mais de 90 mil pessoas).

Publicidade


Em São José dos Pinhais, quase 79 mil pessoas vivem sem coleta de esgoto (24,8% da população). A situação de Foz do Iguaçu é melhor. Se por um lado alcançou a universalização no abastecimento de água, 5,4% dos moradores ainda sofrem com a falta de redes coletoras de esgoto. As informações constam no Painel Saneamento Brasil, do Instituto Trata Brasil.


"Para a pessoa que vive em um bairro sem esgoto, não interessa se ela é 1%, 10% ou 20% da população. É um cidadão ou uma comunidade de cidadãos que não está atendida pelos serviços”, reforça Neto.

Publicidade


Nos municípios de Londrina e Maringá, as taxas da população sem acesso à água tratada e esgoto não chegam a 1%, segundo o Painel Saneamento Brasil. Em nível estadual, o Paraná é o segundo do país que conseguiu alcançar uma maior parcela da população com rede de água tratada: quase 95% têm acesso à água encanada, apenas atrás de São Paulo.



Nova legislação

Publicidade


No Congresso Nacional, os parlamentares devem voltar a discutir a proposta que altera o cenário do fornecimento de água e tratamento de esgoto no país: o PL 4.162/2019. O texto abre a concorrência entre companhias públicas e privadas como forma de alavancar investimentos no setor. Essa nova norma para celebração de contratos não prejudica, por exemplo, a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) – estatal que atende 355 dos 399 dos municípios paranaenses –, vista como uma das mais bem-sucedidas do país.


Atualmente, os chamados contratos de programa, maioria em vigor no país, dispensam licitação para escolha da empresa prestadora dos serviços, o que passa a ser proibido pelo novo marco legal. O que se pretende é apenas garantir a oferta mais vantajosa para o setor. Dessa forma, as empresas estatais podem ser mantidas, livres para participarem das concorrências, desde que se mostrem mais eficientes que as empresas privadas que participarem da licitação.


"Isso [abertura do setor] é importante por conta do déficit que a gente vive. Os recursos públicos para investimento em saneamento são cada vez mais escassos. Com isso, há a necessidade de atrair investimentos privados para o setor. A partir da competição, ficará mais fácil chegar à universalização do serviço”, analisa a pesquisadora do Centro de Estudos em Regulação e Infraestrutura da Fundação Getulio Vargas (FGV/CERI) Juliana Smirdele.

A especialista vê com bons olhos a aprovação do PL 4.162/2019, que já passou pela Câmara dos Deputados e aguarda para ser discutido pelos senadores. Juliana Smirdele ressalva, entretanto, que esse é apenas o primeiro passo para que a competitividade se torne praxe no setor. "Para que isso aconteça, é imprescindível uma regulação adequada e forte, contratos bem construídos, com metas bem definidas e, sobretudo, fiscalização. Infelizmente, não é o que observamos hoje em dia”, acredita.

Outro ponto-chave do texto determina que a Agência Nacional de Águas (ANA) passe a emitir normas de referência e padrões de qualidade para os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, gestão do lixo urbano e drenagem de águas pluviais. Com isso, o objetivo é trazer estabilidade regulatória - atualmente, existem cerca de 50 agências reguladoras regionais, estaduais e municipais no país, com processos diferentes de trabalho. Na prática, isso quer dizer que as agências já existentes continuarão a regular as operações das empresas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade