Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento

Encomendas merecem atenção especial durante a pandemia

Folhapress/Larissa Teixeira
01 jun 2020 às 14:49
- Freepik
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pandemia do novo coronavírus mudou práticas comuns em condomínios. Receber uma encomenda, por exemplo, requer mais atenção com as embalagens, limpeza de superfícies e higienização dos itens e das mãos. "É necessário seguir as orientações das autoridades", afirma o advogado Alexandre Callé. Apesar de os decretos não se aplicarem ao condomínio, pode-se adotar medidas de segurança e saúde.

Há síndicos que pedem para o condômino utilizar máscaras para buscar encomendas ou que não permitem a entrada de entregadores sem o equipamentos de proteção individual. Além disso, todos os funcionários do condomínio devem receber e utilizar itens de proteção, como as máscaras.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O advogado João Paulo Rossi Paschoal afirma que as entregas já eram motivo de discussões nos condomínios. Alguns adotaram medidas de segurança, como instalar grades e cancelas, para receber encomendas sem que o entregador circule pelo prédio, além de protocolos de segurança para receber as mercadorias e registrá-las.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


Nos casos de volumes em que o entregador precisa deixar o item na casa do condômino, é necessário planejar. Paschoal recomenda avisar aos funcionários com antecedência e combinar dia e horário da ação para que todos os cuidados sejam tomados. Os advogados ressaltam que a comunicação é muito importante. Neste momento, o síndico pode reforçar os avisos para funcionários e condôminos sobre como receber cada tipo de entrega e as medidas de prevenção, como o uso de máscara e álcool 70%.

Aldo Castro, 43, é consultor na Prestta, que administra condomínios, e síndico profissional. Com a pandemia, ele conta que o volume de entregas aumentou em uma média de quatro vezes nos 12 locais em que atua. Neles há álcool em gel e placas orientando sobre o uso na área própria para receber encomendas. "A segurança não pode ser deixada de lado", ressalta.
Em um prédio com 300 unidades, situado no Brooklyn (zona sul de SP), o volume fez com que uma pessoa fosse contratada para cuidar das encomendas e levá-las para a porta de quem não pode sair de casa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade