Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
E-commerce

Entenda como o consumidor adotou a compra online na quarentena

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
22 jul 2020 às 15:12
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) afetou os hábitos de consumo dos brasileiros. Após o decreto da quarentena, muitas empresas tiveram de fechar as portas temporariamente e adaptar a rotina, migrando o negócio físico para o online. Com isso, mesmo à distância, as pessoas não pararam de consumir. No entanto, novos hábitos de compra vêm sendo adotados, como pesquisar e adquirir produtos e serviços virtualmente.

O e-commerce passou a ser uma das principais pontes entre empresas e consumidores. Segundo a pesquisa "Novos hábitos digitais em tempos de Covid-19", realizada pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Toluna, os pedidos por e-commerce subiram.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No levantamento, é possível observar que 61% dos consumidores aumentaram suas compras por meio digital. Os dados detalham ainda que, para quase metade dos entrevistados (46%), o aumento de compras virtuais foi de mais de 50%.

Leia mais:

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina

Imagem de destaque
15 de março

Onda de calor põe ar-condicionado como destaque no Dia do Consumidor

Imagem de destaque
Balanço

Vendas de novos imóveis batem recorde em 2023 com Minha Casa, Minha Vida


Com os comércios de rua fechados e sem poder sair de casa, muitas pessoas passaram a fazer ou intensificar o volume de transações online. Os setores que se destacam são: beleza e cosméticos (31%), livros (26%), vestuário (23%), eletrônicos (21%), casa, mesa e banho (21%), alimentos e bebidas (17%) e eletrodomésticos (16%).

Publicidade


Devido ao aumento da adesão às compras virtuais, é possível identificar traços de comportamento dos consumidores em relação aos meios de pagamento. De acordo com o movimento da SBVC, a forma de pagamento mais usada durante a reclusão social é o cartão de crédito, que soma 73%, e em segundo lugar aparece o boleto bancário, com 14%. Em seguida há pagamentos através de aplicativos (8%) e transferência bancária (5%).


Além disso, os clientes estão testando novas formas de pagar. O estudo aponta que 6% dos consultados afirmaram que mudaram a forma de pagamento durante a quarentena, passando a utilizar mais os apps de pagamentos.

Publicidade


As mudanças também estão no valor médio das compras, que subiu de R$ 417,82 em março para R$ 492,43 em maio – a diferença representa um acréscimo de 18%. Essa informação é do levantamento da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) em parceria com a empresa de soluções antifraude Konduto.


Com o rápido crescimento do e-commerce durante a pandemia, as fraudes também estão mais presentes no setor. Neste cenário, é importante adotar algumas estratégias antes de efetuar a compra. Se atentar à reputação do site e vendedor, consultar os preços e as informações sobre os produtos são algumas recomendações para fazer transações mais seguras.

Vale ressaltar que, durante este momento de crise, analisar bem o orçamento e a real necessidade de compra de produtos é essencial para evitar gastos desnecessários. "Antes de qualquer compra, o consumidor deve olhar para seu orçamento financeiro e analisar sua real necessidade em comprar aquele item. Olhar seu orçamento e ver se é possível financeiramente realizar a compra é a primeira estratégia para o consumidor não comprar por impulso", destaca o consultor financeiro Flávio Neves.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade