Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Curiosidades

Existe uma data para montar a árvore de Natal? Conheça origens e variações da tradição

Victória Vischi - Estagiária*
27 nov 2020 às 18:23
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A tradição de enfeitar árvores, está longe de ser invenção cristã. Desde a antiguidade, religiões pagãs enfeitavam árvores. Os romanos, as usavam para enfeitar os templos em homenagem a Saturno, durante a Saturnália, e os egípcios usavam palmeiras para adorar ao deus Rá. E a ideia de colocar árvores verdes dentro de casa era, para muitas culturas antigas, assimilado a garantia de fertilidade.


A árvore pagã e os costumes cristãos se misturaram aos poucos, na Europa. Muitos historiadores defendem que a árvore de Natal é um símbolo que tem origem nas tradições nórdicas e germânicas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os relatos sobre a origem da árvore de natal que temos hoje não possuem um consenso. Há quem defenda que ela surgiu em uma região da atual Letônia, chamada então Riga, em 1510; outros que ela tenha surgido onde hoje é a Estônia, na região de Talinn, em 1441; e quem diga que ela surgiu na atual Alemanha no século XVI, mas sem data mais aproximada.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


O que se sabe é que os enfeites de bolas de Natal foram criados em 1847 por um soprador de vidro na Alemanha. Depois disso, os enfeites para árvores de natal começaram a ser produzidos em diversas formas e tamanhos, outros enfeites foram acrescentados como a estrela no topo da árvore que simboliza, para a tradição cristã, o nascimento de Jesus.

Publicidade


O dia de montar a árvore, nessa tradição, é o primeiro domingo do advento. Que dá início para os cristãos ao tempo litúrgico de quatro semanas de preparação para o Natal, que termina na virada do dia 24 para o dia 25 de dezembro. Esse ano, o dia para a montagem da árvore é dia 29 de novembro.


Existem outras variações para a árvore de Natal, como é o caso da Árvore do Advento, parte da tradição dos luteranos alemães. Essa prática, marca uma contagem de 25 dias até a véspera de natal, chamada de Dia do Advento, nessa tradição. A contagem era marcada de forma simples com um risco na parede da casa para cada dia, acendendo uma vela, colocando uma pedra. Hoje a tradição se dá também em decorar árvores de natal com essa marcação, alguns desses modelos incentivam que cada dia seja, também, celebrado com uma boa ação.

*Sob supervisão de Fernanda Circhia


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade