Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Segurança adicional

Moradores recorrem a dispositivos como reforço na proteção

Emerson Vicente/Folhapress
10 fev 2020 às 16:53
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A preocupação com a segurança cresce a cada dia dentro dos condomínios. Muitos moradores têm procurado alternativas que vão além das oferecidas pela estrutura condominial. "Os condôminos têm debatido muito a questão de segurança. Já teve caso de condomínio sendo invadido por ladrões com farda da polícia", diz o síndico profissional Rafael Junqueira, 40 anos, da Fonsi Condomínios.

As duas soluções mais usadas por moradores são as fechaduras biométricas e as câmeras de segurança. "Uma fechadura biométrica não vai ter nenhuma violação de fachada na área comum, pois é um dispositivo de segurança. Mas é bom o morador, antes de colocar, perguntar ao síndico se existe algum padrão", diz o advogado Alexandre Berthe.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Não é um dispositivo barato, apesar de ter ficado mais acessível com o avanço tecnológico. Inicialmente, a instalação de uma fechadura biométrica não sai por menos de R$ 1.000. "Existe um crescimento contínuo da participação de produtos nacionais. A qualidade está em excelente nível e com a vantagem de ser feito para nossa realidade", diz Victor Neves, diretor da Wellcare Automação Ltda.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


Com relação às câmeras de monitoramento, a situação é diferente. Um condômino não pode instalar da porta de seu apartamento para o hall. "Para fazer isso, é preciso de aprovação em assembleia. Além do mais, o morador tem que ter cuidado com as imagens, pois envolve o direito de outras pessoas", diz Berthe.


Em alguns condomínios de alto padrão, não é difícil encontrar moradores que tenham segurança particular. Segundo Berthe, eles devem ser cadastrados no condomínio como funcionários do morador. "Normalmente, essas pessoas [seguranças] andam armadas. Então, tem que ponderar com o condomínio se pode utilizar armas. E o proprietário acaba sendo o responsável."

"Já teve caso de condomínio sendo invadido por ladrões com farda da polícia" diz Rafael Junqueira, síndico profissional.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade