Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja prós e contras

Mudança de escritório: comprar ou alugar móveis?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
03 set 2019 às 09:07
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mudar de escritório implica em planejamento. Em relação ao novo espaço, a preocupação inicial é se ele atende às necessidades e à dinâmica da empresa. Para tornar o ambiente versátil e confortável, o segundo passo é pensar sobre a mobília.

A partir disso, surge a dúvida: é mais viável comprar ou alugar móveis? Para te ajudar a resolver, preparamos esse post, que fala das principais diferenças entre aluguel e compra de mobília.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Avalie a possibilidade de projeção do seu negócio

Leia mais:

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina

Imagem de destaque
15 de março

Onda de calor põe ar-condicionado como destaque no Dia do Consumidor

Imagem de destaque
Balanço

Vendas de novos imóveis batem recorde em 2023 com Minha Casa, Minha Vida

Imagem de destaque
Saiba mais

Luana Piovani coloca apartamento em São Paulo à venda por mais de R$ 2 milhões


Para escolher entre comprar ou alugar móveis, você deve ter em mente alguns fatores sobre a sua empresa, como por exemplo o orçamento disponível e projeção de crescimento do negócio.

Publicidade


O problema da compra é que você não conseguirá adaptar os objetos à nova realidade, caso a empresa cresça rapidamente, por exemplo.


A velocidade de gestão deve ser usada para aproveitar todas as oportunidades que surgem. Nesse contexto, alugar é uma ótima opção porque você terá maleabilidade para se deslocar quantas vezes forem necessárias, sem precisar investir em compra de móveis todas
as vezes que precisar mudar.

Publicidade


Aspectos principais de compra e locação de imóveis


Seja qual fora a empresa, é válido ressaltar que comprar móveis não é tão vantajoso tendo em vista que investir uma quantidade significativa de capital na compra de móveis, sabendo que eles podem deixar de ser úteis em pouco tempo.

Publicidade


Se o quadro de funcionários aumentar ou diminuir, por exemplo, não há como fazer a adaptação do local e inserir outras mobílias sem desprender ainda mais gastos. Por isso, nesses casos, alugar pode ser a decisão mais segura e acertada.


Existem mais vantagens na locação do que você imagina. Confira algumas delas:

Publicidade


Tempo em que a empresa ficará instalada em determinado local


Ações de curto e médio prazo podem ser solucionadas facilmente com um investimento mensal e adequado às demandas da empresa.

Publicidade


Os móveis se degradam com o tempo e podem deixar de ser úteis. A locação dá a possibilidade de manutenção e troca de peças. Com a compra, isso não é possível, você terá que investir em um novo mobiliário, sem contar que o investimento do mobiliário descartado não será revertido para a empresa.


Menores despesas iniciais - o ideal é investir em recursos de gestão para que ele seja absorvido pelo mercado e ocupe lugar de destaque. Por isso, alugar móveis implica em deixar livre o capital para ações de projeção da empresa.

Publicidade


Linha de crédito livre - Embora seja feita uma análise crédito para a liberação do aluguel, a locação não afeta as linhas de crédito que podem ser utilizadas para sanar problemas ou dificuldades que possam surgir. É muito mais eficaz efetuar locação do que fazer empréstimo ou obter crédito para aquisição de mobiliários.


Dedução no imposto de renda - Se sua empresa atua com lucro real, você pode deduzir os custos de aluguel integralmente como despesas de negócio, na apuração do imposto de renda. Isso implica em ganho real na apuração de lucros.


O que você precisa saber sobre mudança de escritório


A primeira coisa que deve ser feita é o mapeamento dos aspectos relacionados à logística e infraestrutura necessária para que haja a mudança. Faça uma planilha que contenha todos os itens necessários para que o escritório comece a funcionar.


Leve tudo em consideração: mesas, cadeiras, armários, arquivos, poltronas, aparadores, objetos de decoração, recepção, mesa de reunião entre outros. Não se esqueça que a dimensão dos móveis deve estar em consonância com o tamanho do espaço.


Além disso, o local deve contar com uma área de circulação e os móveis devem proporcionar um ambiente agradável para a equipe. Com esses dados em mãos, pesquise por empresas confiáveis que oferecem esse serviço.


Antes de fechar contrato, verifique se as cláusulas estão coerentes com as necessidades que podem surgir no meio do processo, como troca de peças quebradas e possibilidade de acréscimo, substituição ou troca, caso o quadro de funcionários aumente.


Outro dado importante é avaliar o custo-benefício. Para isso, observe a qualidade dos materiais e as condições de prazos de entrega, valor do frete e montagem.

Com essas informações, você terá possibilidade de tomar decisões com mais consciência e aplicar o capital evitando riscos de perda. Diante disso, apostar em móveis para locação é um dos passos dados em direção ao sucesso.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade