Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidados redobrados!

Reformas de começo de ano: alerta para instalações elétricas

Redação Bonde com A.Yoshii Engenharia
07 jan 2020 às 16:46
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Trabalhar ou fazer instalações elétricas sem conhecimento técnico pode ser perigoso, em muitos casos levando o trabalhador a óbito ou provocando incêndios de grandes proporções. Entre 2018 e 2019, em média, 15 pessoas foram internadas por hora no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência de choques elétricos - muitos deles provocados por instalações mal feitas. Esse número de casos dobrou nos últimos dez anos no país.

Nesta época do ano a atenção deve ser redobrada, pois muitos aproveitam o período de férias e o 13º salário para realizar reparos e reformas. Falta de manutenção e projetos elétricos mal realizados estão entre as principais causas de incêndios e choques elétricos em residências.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com a engenheira de Segurança do Trabalho do Grupo A.Yoshii, Larissa Furtado Chionpato, instalações elétricas com dimensionamento inadequado e falta de manutenção representam grandes riscos. "A periodicidade da manutenção deve ser adequada a cada tipo de instalação, levando em consideração a quantidade e diversidade de equipamentos, sua importância para as atividades desenvolvidas no local e a severidade das influências externas a que estará sujeita”, ressalta.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


Para saber se existe algum problema no sistema elétrico, Larissa explica que é importante observar pelo menos cinco pontos:

Publicidade


1º - se existe superaquecimento de fios elétricos ou tomadas;


2º - o disjuntor desarma no quadro elétrico quando ao ligar um chuveiro, por exemplo;

Publicidade


3º - lâmpadas enfraquecendo quando ao ligar o chuveiro elétrico;


4º - fiações desencapadas/expostas;

Publicidade


5º - ausência de aterramento adequado.



Cuidados

Publicidade


Todas as edificações devem ter suas instalações elétricas e sistemas de proteção executados em conformidade com as prescrições das normas brasileiras oficiais, e as normas da concessionária de serviços locais. Por isso a importância de sempre contratar um profissional legalmente habilitado na área de elétrica para elaboração de projeto.


Segundo a engenheira, em alguns casos, a Norma ABNT NBR 5410 estabelece a obrigatoriedade do uso de dispositivo DR (diferencial-residual de alta sensibilidade) como proteção adicional contra choques elétricos, como nos casos de:

Publicidade


- Circuitos que servem a pontos de utilização situados em locais contendo banheira ou chuveiro;


- Circuitos que alimentem tomadas de corrente situadas em áreas externas à edificação;

Publicidade


- Circuitos de tomadas de corrente situadas em áreas internas que possam vir a alimentar equipamentos no exterior;


- Circuitos que, em locais de habitação ou em edificações não-residenciais, servem a pontos de utilização situados em cozinhas, copas-cozinhas, lavanderias, áreas de serviço, garagens e demais dependências internas molhadas em uso normal ou sujeitas a lavagens.


Outro cuidado importante a ser observado é ao adquirir, instalar ou utilizar um novo equipamento elétrico. Nestes, casos é importante verificar sempre se o equipamento não irá sobrecarregar o circuito. Quando faltam tomadas em uma edificação, cuidado também com o uso de T ou réguas de tomadas.

"As tomadas são projetadas para uma corrente específica. Com o uso de T ou régua de tomadas para ligar vários equipamentos em um mesmo ponto, a corrente irá aumentar, podendo ocasionar um superaquecimento”, explica Larissa.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade