Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Faça você mesmo

Regras básicas possibilitam decoração elegante e convidativa na sala de estar

Redação Bonde
23 set 2014 às 10:01
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ao contrário do que parece, decorar uma sala de estar pode ser uma tarefe prazerosa e até divertida. Se você tem dúvidas sobre a decoração desse ambiente, saiba que, com alguns princípios básicos do design de interiores, é possível criar um lugar elegante e convidativo.

Ponto focal

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


É importante identificar o ponto focal da sala e organizar seus móveis e objetos de forma que destaque esse aspecto. Por exemplo, se tiver uma bela lareira, organize seus móveis ao redor dela e pendure uma bela obra de arte logo acima para chamar a atenção para esse ponto da sala. Outros pontos focais naturais podem ser uma janela saliente ou uma bela vista. Caso não tenha nenhum ponto focal arquitetônico que se destaque, crie um utilizando obras de arte coloridas acima do sofá.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


Organização dos móveis

Publicidade


Os móveis de uma sala de estar incluem no mínimo um sofá, poltronas, mesa de centro e mesas laterais. Eles devem ser organizados de forma que você e seus convidados possam conversar de frente um para o outro ou ao redor do ponto focal. Um tapete pode ser usado para ancorar a posição dos assentos. As mesas de centro e laterais devem ser colocadas a cerca de 10 cm a 22 cm do sofá e das poltronas.


Equilíbrio, proporção e magnitude

Publicidade


A magnitude da sala deve determinar o tamanho e a quantidade de móveis que podem ser usados. Por exemplo, não coloque um grande sofá em "L" em uma sala de estar pequena. Se o cômodo for muito grande ou longo, faça duas áreas separadas para preencher o espaço. Ter duas áreas de estar separadas pode ser ótimo, pois as conversas poderiam fluir facilmente. A sala também deve ter equilíbrio, ou seja, se você tiver um armário pesado de um lado dela, equilibre o outro com um sofá e grandes obras de arte.


Divulgação/Daniela Buzzi
Divulgação/Daniela Buzzi


Acessórios

Os móveis de uma sala de estar devem ser mais sofisticados do que os da sala de TV, por exemplo, e você pode utilizar acessórios mais requintados, como vasos de vidro e grandes livros decorativos. Almofadas felpudas e coloridas podem ser colocadas no sofá e nas cadeiras. Um lintel acima de uma lareira é o local ideal para colocar alguns acessórios. Pendurar um peça de arte grande com uma menor do lado dá uma aparência elegante. Grupos de velas ou vasos de plantas também podem ser usados. (Fonte: e-How)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade