Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Aconchego

Saiba qual é o sofá ideal para cada ambiente e acerte na compra

Redação Bonde
16 jun 2016 às 11:53
- Divulgação/Jomar Bragança
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Peça importante na decoração, o sofá é o protagonista da casa. Errar na hora de selecioná-lo é mais comum do que se imagina. A escolha equivocada da peça pode trazer uma série de problemas. Para compor um espaço aconchegante confira seis dicas especiais que o Espaço Til selecionou.

1. O sofá para sala de TV ou home theater deve ter espuma mais mole devido ao conforto que proporciona a quem vai passar períodos longos assistindo a filmes e programas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


2. A dica para casas com crianças e animais de estimação é sofá com estofado escuro ou impermeável, que disfarça possíveis sujeiras e facilita a limpeza.

Leia mais:

Imagem de destaque
Anote essas dicas

Comprou, financiou ou vendeu imóvel em 2023? Saiba como declarar no Imposto de Renda

Imagem de destaque
Entenda

Conta de luz subirá até 7% com subsídio previsto em MP do governo Lula

Imagem de destaque
Segunda praia

Imóveis em Morro de São Paulo devem ser desocupados por risco de desabarem

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina


3. Os tons de bege estão sempre em evidência. As tendências atuais são tonalidades de cinza e de azul.

Publicidade


4. O formato da sala dita o tamanho do sofá. É importante que haja, no mínimo, 70 cm de espaço para circulação em volta do móvel. Caso o ambiente seja pequeno e possa receber apenas uma peça de dois lugares, a sugestão é apostar em pufes como mesa de centro, por exemplo.


5. Sofá em "L" cai bem em espaços grandes, onde não atrapalha a circulação.

Publicidade


Como já citamos, é importantíssimo saber qual o formato da sua sala antes de decorá-la. Então, antes de comprar o sofá, que tal dar uma olhada nas dicas para cada modelo de ambiente? Veja só:


Salas com formato em "L"

Publicidade


Se você está pensando em criar no mesmo espaço, áreas distintas, como uma sala de estar e de jantar, então opte por colocar a área de refeições na parte mais estreita da sala. Como a sala tem um formato em "L", opte por colocar uma mesa retangular.


Tenha também em mente que neste tipo de salas, as áreas distintas de jantar e estar podem não ficar ligadas visualmente. Se for este o caso da sua sala, então aproveite para decorar cada local com tons diferentes, mas que se complementem. Por fim, coloque os sofás em ângulo reto, de forma a aproveitar bem todo o espaço disponível para a sala de estar, mas sem atrapalhar a passagem.

Publicidade


Salas com formato quadrado ou retangular


Salas grandes, sejam quadradas ou retangulares, podem ser divididas em dois ambientes, com áreas de estar e jantar, por exemplo. Para decorar salas com estes formatos você vai precisar de móveis maiores, para que preencham bem o espaço disponível. O ideal é destinar um terço da área à sala de jantar e o restante à área de estar.

Publicidade


Aproveite o espaço para colocar os sofás em "L" e "U". Pode-se também aproveitar os espaços livres para colocar sistemas de iluminação, como abajures de piso, ou acessórios decorativos altos, como plantas ou móveis de apoio.


Se a sala for pequena, então dê preferência à aquisição de peças mais leves, como mesas com tampos de vidros ou espelhadas, que deem a sensação de um espaço mais amplo e não tão cheio.

Publicidade


Salas com zona de passagem


Em apartamentos menores é comum a sala ser dividida com outros cômodos, sendo por isso necessário ter bastante cuidado com as zonas de passagem. Se ficar perto de um corredor, procure utilizar uma estante divisória para simular os limites da sala e do corredor. Uma alternativa pode ser utilizar um móvel mais baixo, que permita a comunicação entre os dois espaços e que torne a divisão mais luminosa.


Opte também por mobiliário com pouca profundidade e que ocupe pouco espaço ao nível do chão. Aproveite a área do corredor para colocar um armário embutido da mesma cor da parede e com portas de correr. É uma excelente opção para conseguir mais espaço de organização.

Em resumo, considerar o formato da sala é de extrema importância para conseguir um ambiente equilibrado. Por isso suas escolhas devem refletir as melhores opções para cada tipo de espaço, e não apenas suas preferências e gostos pessoais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade