Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique atento!

Sete dicas para blindar sua casa contra as alergias

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
28 out 2019 às 17:39
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Até mesmo uma casa aparentemente limpa pode esconder perigos invisíveis à saúde de toda a família, principalmente dos alérgicos. Isso ocorre porque organismos microscópicos, como os diversos tipos de ácaros, podem se esconder nas menores partículas de poeira e continuar se proliferando livremente.

Quando os ácaros ou os esporos do fungo se espalham pelo ar, podem penetrar as vias aéreas do corpo humano, desencadeando o gatilho alérgico para crises de rinite, e piorar quadros de bronquite, asma e demais doenças respiratórias. O mesmo ocorre na pele de alérgicos, que podem desenvolver dermatites, escabiose e até doenças oftalmológicas como blefarite e conjuntivites.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Mas, apesar desses riscos imperceptíveis, é possível melhorar (e muito) o ambiente da casa com alguns cuidados na rotina e modificando parte da decoração. Veja como proporcionar uma boa qualidade de vida aos alérgicos em casa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina

Imagem de destaque
15 de março

Onda de calor põe ar-condicionado como destaque no Dia do Consumidor

Imagem de destaque
Balanço

Vendas de novos imóveis batem recorde em 2023 com Minha Casa, Minha Vida

Imagem de destaque
Saiba mais

Luana Piovani coloca apartamento em São Paulo à venda por mais de R$ 2 milhões


Adeus tapetes e carpetes

Publicidade


O carpete é produzido normalmente com lãs e tecidos fibrosos, o que favorece o acúmulo de poeira, dificulta a limpeza e cria o ambiente perfeito para a multiplicação de ácaros pelos cômodos. Prefira sempre revestimentos lisos e uniformes, fáceis de higienizar como o piso vinílico, que não possui reentrâncias e fibras. O mesmo serve para os tapetes que, apesar de darem uma cara diferente à decoração, não são as opções mais indicadas para lares com alérgicos


Evite os bichinhos de pelúcia

Publicidade


Não só as crianças adoram esse tipo de bichinho, como muitos adultos também podem ter um enorme valor sentimental por esses personagens feitos de tecido, espuma e pelos coloridos. Assim como os tapetes, eles tendem a acumular poeira e oferecer o ambiente perfeito para mais um esconderijo de ácaros, mesmo quando bem higienizados.


Cuidado com persianas e cortinas

Publicidade


Essas peças decorativas e muito úteis também merecem atenção. As fissuras das persianas devem ser constantemente limpas: se forem de material sintético, com um pano úmido e sabão neutro; se forem de tecido ou fibras, devem ser lavadas e aspiradas para evitar que as partículas de poeira não se espalhem pelo ar. O mesmo vale para as cortinas, que devem ser lavadas e aspiradas para evitar que o vento eleve a poeira pelo ambiente durante a limpeza.


Redobre a atenção ao quarto

Publicidade


Além de manter a rotina de limpeza do quarto, é importante trocar as roupas de cama com frequência e também colocar colchões e travesseiros para arejar e tomar sol semanalmente. Os raios solares ajudam a inibir a proliferação de fungos, e ajudam a dissipar as gorduras naturais da pele que acabam entrando em contato com os tecidos e servem de alimento para os ácaros causadores das doenças de pele. Outro ponto importante é manter o guarda-roupas limpo por dentro. Lave e ensaque as peças de inverno e cobertores que não estão sendo utilizados e coloque sais anti-mofo em seu interior.


Arejar sempre

Publicidade


Sempre que possível, mantenha portas e janelas abertas para a circulação do ar pelos cômodos da casa. Mantenha os ventiladores sempre limpos e sem poeira e verifique os filtros do ar-condicionado com frequência.


Aliados na limpeza

Publicidade


Alguns utensílios na limpeza da casa podem espalhar a poeira pelo ar. Em vez de espanadores, use panos macios para retirar o pó dos móveis. Prefira vassouras de cerdas macias ou um rodo com pano para empurrar a poeira com movimentos suaves. Considere também usar um esfregão de tecido, tipo mop. Passe o aspirador nos colchões, sofás, almofadas e debaixo das camas e outros móveis, mas fique atento na hora de retirar a poeira de seu reservatório. Evite produtos de limpezas com fragrância intensas, dando preferência aos sabões e detergentes neutros. As partículas de fragrâncias químicas também podem desencadear reações alérgicas respiratórias, por isso evite o uso de desodorizadores de ambiente e amaciantes
muito perfumados.


Mantenha as superfícies livres de acumulação

Estantes e prateleiras repletos de livros, revistas, material escolar, peças decorativas e brinquedos que acabam encostados apenas atrapalham a circulação do ar no ambiente e acabam se tornando mais pontos desnecessários de acúmulo de poeira. Para uma casa com alérgicos, menos é mais.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade