Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Longe do perigo!

Veja 4 pontos de atenção para evitar incêndios em residências

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
19 ago 2019 às 09:16
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Somente em 2018, foram registrados 6.641 casos de incêndio em edificações no estado de São Paulo. Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública, até junho desse ano já foram contabilizadas 3.251 ocorrências. Os números alarmantes reforçam a importância das ações de prevenção.

O Instituto Brasileiro de Avaliações e Pericias em Engenharia de São Paulo (Ibape/SP), em parceria com o Corpo de Bombeiros, lança no dia 28 de agosto, a atualização da Cartilha de Prevenção e Combate ao incêndio no seminário "Vistoria em Sistema de Proteção e Combate a Incêndio".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O material traz orientações e cuidados para todos os tipos de imóveis e é um importante guia para proprietários, moradores, profissionais técnicos e administradores de condomínios. O Coronel Cássio Roberto Armani, comandante-geral do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo, separou alguns pontos de atenção para a prevenção de incêndios em casas, apartamentos e outros espaços:

Leia mais:

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina

Imagem de destaque
15 de março

Onda de calor põe ar-condicionado como destaque no Dia do Consumidor

Imagem de destaque
Balanço

Vendas de novos imóveis batem recorde em 2023 com Minha Casa, Minha Vida

Imagem de destaque
Saiba mais

Luana Piovani coloca apartamento em São Paulo à venda por mais de R$ 2 milhões


1. Superaquecimento e curto circuito

Publicidade


Problemas com fiações antigas e curto circuitos são alguns dos principais motivos de incêndio. Por isso, é necessário cuidar da parte elétrica dos edifícios, fazendo uma checagem periódica, além de evitar utilizar muitos "T's" ou benjamins na mesma tomada. Conferir o manual de instruções dos produtos para evitar possíveis sobrecargas na rede também é importante.


2. Falhas humanas

Publicidade


Panela de pressão e panelas pequenas com excesso de óleo, esquecidas no fogo, são grandes causadores de incêndio, que ocorrem por desatenção. Velas acesas perto de cortinas ou produtos inflamáveis, e até fósforos descartados também podem pegar fogo.


3. Gás de cozinha

Publicidade


O vazamento de gás é outro grande responsável pelos incêndios, sejam eles causados por instalação irregular ou defeituosa, reparos mal feitos, ou vazamento no botijão. Por isso, é necessário fazer uma revisão periódica, desde os canos até a mangueira que conduz o gás. No caso de botijão, o recomendável é deixa-lo o mais longe possível do fogão.


4. Crianças

Os pequenos são curiosos, por isso deve-se deixar isqueiros e fósforos, bem como produtos inflamáveis longe do alcance das crianças. Qualquer faísca em contato com objetos inflamáveis pode gerar uma grande combustão.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade