Veja dicas para proteger sua casa das indesejáveis baratas

por Giulia Vibosi - Estagiária*
   

Não são tantos insetos que causam repulsa e nojo nas pessoas como as baratas, e quando a temperatura começa a esquentar esses sentimentos só aumentam. Quando elas aparecem até quem é corajoso se sente incomodado. Além do aspecto asqueroso, as baratas aparecem quando menos esperamos carregando microrganismos patogênicos que podem transmitir diversas doenças. Seus lugares favoritos são ambientes escuros, úmidos e fechados, como debaixo dos móveis, atrás dos armários e garagens. Eliminar esses insetos de vez não é fácil, mas as dicas a seguir podem ajudar a combater a presença deles em sua casa.

Pixabay

Mantenha a limpeza

Pixabay

Na maioria das vezes, as baratas são atraídas pelos acúmulos de louças, restos de comidas ou lixos descartados indevidamente. O cheiro é um atrativo para o aparecimento das baratas nas casas, por isso é importante evitar deixar panelas engorduradas, vasilhas sujas e conservar objetos e chão limpos. O segredo da prevenção é manter a casa sempre higienizada.

Cuidado com as frestas

Pixabay

Buracos, rachaduras, brechas na parede ou frestas na porta são os caminhos ideias para a passagem das baratas na sua casa. Fique atento e procure vedar estes espaços pois elas se escondem nos lugares em que você menos espera.

Telas protetoras em ralos

Pixabay

Seja pelo banheiro, cozinha ou na área externa, as baratas gostam de causar o terror subindo pelos ralos. Manter esses ambientes limpos nem sempre vai ser a solução, por isso é indicado mante-los cobertos ou colocar pequenas telas que impedirá a passagem das baratas. Se mesmo assim elas continuarem aparecendo, procure ajuda de uma empresa especializada.

Evite umidade

Pixabay

As baratas conseguem viver meses sem comida, mas poucos dias sem água. Isso faz com que a umidade seja um dos principais elementos para a sua aparição. Repare os vazamentos, fique de olho nas pias não tão secas e no excesso de água nos vasos de plantas. Mantenha a ventilação nos cômodos, deixando as portas e janelas abertas.

Faça armadilhas

Pixabay

Muitas pessoas tem medo de matar as indesejáveis baratas. Se o método de pisar nelas ou o uso de inseticidas não está funcionando, a solução de borrifar um pouco de água com sabão pode se tornar eficaz. Esse recurso sufoca as entranhas da barata, que como a maioria dos outros insetos, respira por meio da pele. Além disso, também ajuda a manter limpo os cantos altos e difíceis de se alcançar.

Outra aliada são as folhas de louro. O cheiro do louro faz com que as baratas se afastem rapidamente, por isso é indicado colocar as folhas próximas aos possíveis esconderijos. E o melhor de tudo: a água com sabão e o cheiro do louro não prejudicam crianças e animas domésticos.

Uma nova opção é a mistura de bicarbonato de sódio com açúcar. Distribua o produto pela casa em pequenos vasilhames e pratos rasos nos locais frequentados pelas baratas. Este tipo de método precisa ficar longe de crianças e animais domésticos.

(*Sob supervisão de Fernanda Circhia)