Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidados de proteção

Volume de lixo em condomínios aumenta durante a pandemia

Folhapress/Larissa Teixeira
25 mai 2020 às 17:15
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A pandemia do coronavírus fez com que a produção de lixo aumentasse dentro dos condomínios. Para lidar com este volume, é necessário efetuar o descarte correto e melhorar os hábitos.

"Este é um momento para as pessoas olharem para o lixo delas e perceberem a grande quantidade gerada", afirma a doutora em patologia Thais Mauad. O Instituto Muda, que atende 300 condomínios da capital paulista, registrou um aumento de 20% na quantidade recolhida de resíduos recicláveis básicos como papel, plástico, vidro e metal. "Isso aumentou muito com o delivery", afirma Alexandre Braz, diretor comercial.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A organização também registrou um aumento de 8% na coleta de itens eletrônicos, pilhas, baterias, cartuchos de impressora, óleo de cozinha e roupas para doação. A advogada Moira de Toledo diz que as soluções para lidar com o aumento de lixo dependem de cada condomínio, mas uma possibilidade interessante é contratar cooperativas que recolham os materiais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Valores promocionais

Construtoras promovem feirão de imóveis em Londrina

Imagem de destaque
15 de março

Onda de calor põe ar-condicionado como destaque no Dia do Consumidor

Imagem de destaque
Balanço

Vendas de novos imóveis batem recorde em 2023 com Minha Casa, Minha Vida

Imagem de destaque
Saiba mais

Luana Piovani coloca apartamento em São Paulo à venda por mais de R$ 2 milhões


José Roberto Graiche Júnior, presidente da Aabic (Associação das Administradoras de Bens Imóveis e Condomínios de São Paulo), recomenda que os síndicos verifiquem se o horário da coleta de lixo na região não mudou com a pandemia. Os profissionais destacam que os síndicos devem reforçar as orientações para fechar e descartar o lixo corretamente por meio de cartazes e mensagens em aplicativos. Isso vale para os condôminos e para os funcionários, que devem utilizar os equipamentos de proteção individual.


Segundo o síndico Paulo Werneck, 43 anos, durante os meses da pandemia, a quantidade de lixo coletado no condomínio da Vila Andrade (zona sul de SP) aumentou cerca de 40%. Com o volume extra, há casos em que é necessário remover o lixo por andar mais de uma vez ao dia.

O condomínio de 448 unidades tem uma área específica para os resíduos recicláveis, que são vendidos. O síndico acredita que a quantidade coletada neste ano será maior do que as 27 toneladas de 2019. "O lixo reciclável era retirado a cada 15 dias, agora é a cada 10 para não lotar os nossos espaços", diz Werneck.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade