Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Ela chegou

Primavera: arquitetos ensinam a deixar sua casa no clima da estação!

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
22 set 2020 às 14:41
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Tchau, tchau, inverno! A Primavera chegou! Elevação da umidade do ar, desabrochar das flores, mais cores no dia a dia. Não faltam motivos para gostar da primavera: é hora de dar adeus às pesadas roupas de cama, mudar a paleta de cores e deixar a casa pronta para receber a estação mais leve e florida do ano.


Mas como promover essa preparação e renovar o lar, que se tornou muito mais presentes em nossas vidas nesse ano? O time de arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, do Andrade & Mello Arquitetura; Cristiane Schiavoni, à frente do escritório que leva seu nome, Danielle Dantas e Paula Passos, do Dantas & Passos Arquitetura, Roberta Iervolino Giglio, da Figa Arquitetura e Pati Cillo, do escritório Pati Cillo Arquitetura, dá uma série de dicas para ajudar nessa empreitada. Acompanhe:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade



Mudar, mas sem ser radical

Leia mais:

Imagem de destaque
Passarela flutuante

Natal 2023: Árvore tecnológica é inaugurada no Lago Igapó em Londrina

Imagem de destaque
Integrado com personalidade

Projeto de apartamento remodela o décor aproveitando parte da estrutura já existente

Imagem de destaque
Viva Magenta

Confira quatro dicas para usar a cor de 2023 na decoração

Imagem de destaque
Plantas e flores

Decoração natural promove bem-estar e embeleza o ambiente


A arquiteta Cristiane Schiavoni é adepta da parcimônia. Levando em consideração que nem sempre é necessário promover alterações profundas para transformar a atmosfera, ela indica que é possível inserir a primavera em casa com poucas mudanças. "Saem de cena as mantas de tricô e os tons sóbrios. É muito gostoso quando conseguimos conferir esse clima alegre com a substituição de objetos e almofadas na sala de estar e na varanda”, exemplifica Cristiane. Nos dormitórios, ela sugere a renovação por meio do enxoval de cama.

Publicidade


Divulgação
Divulgação


Primavera na varanda: a arquiteta Cristiane Schiavoni apostou no gradiente do azul claro, preparando o ambiente para os moradores vivenciarem a estação. "Quem preferir, pode seguir pelos tons pastel, mas o momento também abre o leque para as nuances mais vibrantes e intensas”, diz a arquiteta.


Divulgação
Divulgação


No dormitório: com a base branca do projeto, bastou Cristiane Schiavoni investir em um enxoval rosa claro e com motivos florais para deixar o cômodo com a delicadeza que a estação nos convida. Na mesinha lateral, arranjos de flores do campo podem (e devem!) sempre renovar o astral do quarto.

Publicidade


As arquitetas Paula Passos e Danielle Dantas, enfatizam a renovação que a estação evoca nas pessoas. "Se olharmos pelo significado, o equinócio da primavera vem como um renascimento e a chance de voltar à vida depois do recolhimento que inverno nos estimula. As cores são a nossa forma de expressão em casa”, diz Paula Passos. E ainda que seja tentador, "bom senso e equilíbrio nas escolhas é o caminho para que o cômodo possa emanar a energia esperada”, completa Danielle Dantas.


Divulgação
Divulgação


Ponto de cor na cortina: com a possibilidade de definir um elemento para expressar as cores, no dormitório com base clara, as arquitetas do escritório Dantas & Passos Arquitetura escolheram a cortina de tons quentes. Além disso, elas sugerem eleger uma parede pontual que pode receber as cores da estação e, na cozinha, evidenciar potes coloridos e panos de pratos bordados com flores e folhagens.

Publicidade



Paleta de cores


Tons claros como o off white ou cinza claro são a base para a alquimia efervescente das cores da primavera. Para Roberta Iervolino Giglio, da Figa Arquitetura, "amarelo, laranja, rosa, verde e azul se ajustam perfeitamente com a estação”.

Publicidade


Cores da primavera: a ambiência primaveril é realçada com as almofadas laranjas no sofá chaise. "A base neutra do décor permite esse contraste com as cores fortes”, clarifica a arquiteta Roberta.


A arquiteta Paula Passos chancela as cores apontadas por Roberta e expõe outra tendência para o período: o neo mint, que revela um toque futurista e, ao mesmo tempo, a conexão com a natureza, e o pink, que simboliza a fusão do rosa com o violeta. "Aprecio muito esse mix que desperta a jovialidade e o romantismo de uma forma muito moderna”, suspira Paula Passos.

Publicidade



Acessórios dão o charme


A arquiteta Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, demonstra seu olhar para os acessórios, que possibilita entrar no mood da época. Além da decoração em si, ela recomenda tirar do armário os acessórios utilizados em ocasiões especiais. "Que tal expor na mesa os sousplats com motivos florais combinados com copos, talheres, guardanapos, travessas e apoios de panela com cores mais vibrantes?”, sugere Erika, sócia de Renato Andrade.

Publicidade


Para quem aposta em uma paleta mais clara, inspirada no estilo escandinavo, por exemplo, a arquiteta Pati Cillo, do Pati Cillo Arquitetura, traz a solução: "Você pode deixar o ambiente mais clean e branquinho e salpicar o colorido em tapete, cachepôs, flores e essências”. As luminárias também são boas pedidas!


Invista nos acessórios: com a chegada da estação, é hora de expor os vasos coloridos e os objetos de décor que não estavam contemplados nos dias invernais.



De olho nas tendências


A primavera abre a perspectiva para a aplicação de papel de parede e tecidos florais, que podem apresentar desde ilustrações menores, até as mais trabalhadas, com desenhos à mão, que encantam e deixam o visual inovador e diferenciado.


Materiais do tipo sisal, vime e a corda, por exemplo, remetem à natureza. Entretanto, Erika ressalta uma tendência que, ao mesmo tempo, é uma de suas paixões: o design biofílico. Nesse desejo de trazer a natureza para os espaços com o ser humano convive, a indústria do décor tem desenvolvido inúmeras opções que são criadas com a intenção de unir funcionalidades, como uma luminária que oferece espaço para uma planta.



Flores e mais flores


De todas as transformações para dar vez à primavera, flores e plantas nunca podem faltar. Nesse aspecto, elas podem estar presentes de várias formas:


- No rack


- No jardim vertical


- Na mesa lateral

- Na mesa de jantar


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade