Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Atenção ao utilizar

Uso de equipamentos a gás no inverno exige cuidados especiais

AEN
12 jul 2019 às 12:00
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Durante o inverno, o trabalho dos equipamentos a gás aumenta, por causa de banhos quentes, lareiras e aquecedores. A Compagas orienta sobre a importância de cuidado redobrado com a instalação e manutenção dos aparelhos, principalmente durante os dias em que as temperaturas estão mais baixas.

Para manter o calor dentro de casa, é normal que as pessoas deixem portas e janelas fechadas por mais tempo. E ambientes mal ventilados se tornam o cenário ideal para o acúmulo de um gás tóxico: o monóxido de carbono. Sem cor e nem cheiro, este gás é de difícil percepção e sua inalação pode ser fatal. "Por isso, indicamos a instalação dos aquecedores a gás na área de serviço, que costuma ser o local mais arejado da casa", explica Mauro Melara, gerente comercial da Compagas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


MANUTENÇÃO

Leia mais:

Imagem de destaque
Casa saudável

Cinco dicas que vão trazer mais saúde para os moradores e os ambientes do lar

Imagem de destaque
Clássica e moderna

Móveis em acrílico são peças-chave para uma decoração

Imagem de destaque
Pandemia

Dicas para realizar atividades remotas em casas pequenas

Imagem de destaque
Obras residenciais

Sem saber como limpar os vidros depois da obra? Confira três dicas


Além de manter a ventilação permanente no ambiente em que o aquecedor estiver instalado, é preciso que a manutenção dos equipamentos seja realizada periodicamente, de acordo com as indicações do fabricante e por empresas credenciadas aos conselhos técnicos (CREA ou técnicos).


"Para evitar acidentes, os equipamentos precisam ser instalados de acordo com as normas técnicas vigentes e devem ser mantidos em bom estado de conservação. Também é preciso ficar atento à vida útil dos aparelhos", destaca Melara.

De acordo com ele, uma dica para verificar se o equipamento a gás está funcionando de forma adequada é observar a cor da chama - que deve ser azul. Se ela estiver com outra coloração (amarela, alaranjada ou roxa), o aparelho pode estar funcionando de forma defeituosa. Neste caso, é preciso chamar um profissional qualificado para revisar o equipamento e a ventilação.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade