Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Durma bem

Você sabe qual é a posição certa para a sua cama? Descubra!

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
16 jun 2020 às 14:34
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ambiente de descanso e relaxamento, o dormitório pede um projeto concebido para garantir as sensações de bem-estar e acolhimento, além de assegurar a funcionalidade para o dia a dia. Ainda mais no caso do quarto para casal, que revela um desafio conta da cama. "Precisamos levar em consideração a análise do tamanho da peça e a ergonomia”, revela a arquiteta Karina Korn, do escritório que leva seu nome. Ao salientar a importância de estudar o projeto do quarto em todos os seus detalhes, ela revela quais aspectos é necessário considerar – desde a escolha da cama, sua posição e disposição dos demais móveis do cômodo.

Check list:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O primeiro passo relacionado por Karina é iniciar uma observação completa para listar a localização de portas e janelas, bem como identificar quantas e onde estão as tomadas e interruptores do dormitório. Ao transpor esses dados para a planta baixa, Karina pode começar a idealizar o layout certo para o ambiente e definir as características dos móveis – principalmente as medidas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Caso Dora Figueiredo

Reformar apartamento alugado sem autorização pode gerar despejo

Itens feitos à mão são ótimas opções para decorar, garantindo um toque de exclusividade e requinte, como mantas e xales de tricô.
Sem cair no caricato

Entenda como aplicar o conceito temático na decoração de interiores

Imagem de destaque
Base tonal da moda

Deixe sua casa mais aconchegante neste outono/inverno com decorações em tons terrosos

Imagem de destaque
Soluções de arquiteta

Inspire-se com o charme dos cantinhos para refeições rápidas em cozinhas compactas



Medidas:

Publicidade


Independentemente do tamanho do ambiente e da cama escolhida – padrão, queen ou king size –, Karina afirma que a principal regra para o posicionamento da cama é a circulação do ambiente. Laterais e pé da cama precisam de 60 cm a 80 cm de espaço para uma boa ergonomia, permitindo inclusive ter uma mesinha lateral de apoio.


O mesmo prevalece para a escolha da cama, que deve ser adequado a metragem do quarto. "Não adianta querer uma cama king size e não ter espaço de circulação... o caminho é o bom senso”, brinca a arquiteta. Ela ressalta que a compra da cama deve ser realizada apenas depois do projeto, que além de avaliar as dimensões, ainda deve levar em conta o acesso à janela para os momentos de abrir e fechar.

Publicidade



Posicionamento da cama e dos móveis:


Atenta às questões de privacidade e proteção do campo energético, a arquiteta também não recomenda trazer a cama alinhada com a porta. "Além de preservar a vida do casal, algumas linhas de Feng Shui defendem que essa escolha provoca vulnerabilidade, pois recebe um grande volume de energia externa, contribuindo para noite de sono agitado”, justifica.

Publicidade


Divulgação
Divulgação


Em quartos de criança e adolescente com cama de solteiro, o ideal é encostar a cama em uma das paredes para deixar espaço central maior para brincadeiras, além de permitir transformar a cama em um "sofá" enquanto não é hora de dormir "Gosto sempre de incluir almofadas para servir de apoio para as costas nesses momentos”, revela Karina.


Divulgação
Divulgação


Para quartos grandes, com área a partir de 15 m², a arquiteta recomenda decidir por um lado dispor a cama mais alinhada a ele e liberar espaço para a colocação de uma poltrona, sofá ou uma mesa de trabalho, entre outras possibilidades e desejos expressos pelos moradores. "É primordial saber quais são necessidades de quem habitará aquele ambiente. Para quem fará do quarto o seu home office, busco aproveitar a iluminação natural proveniente da janela. Para quem sonha como uma penteadeira, além de trabalhar a marcenaria, especifico uma iluminação pontual para os momentos de skincare e maquiagem”, detalhe a profissional.

Quando o assunto é apoio para lateral da cama, gaveteiros ou mesas laterais são uma boa pedida para garantir funcionalidade ao ambiente. Regular a altura para instalação do móvel é um ponto de atenção, já que devem estar alinhados com altura semelhante ou inferior à da cama.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade