Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
2ª Temporada

"Narcos": filho de Pablo Escobar aponta erros e classifica as narrações como "insultos"

Redação Bonde
13 set 2016 às 08:18
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A segunda temporada de "Narcos" já está disponível na Netflix e já ganhou elogios. O sucesso foi tão grande que a plataforma de streaming anunciou a renovação para a terceira e quarta temporada. Porém, Sebastian Marroquin, filho de Escobar, não aprovou a produção e fez uma lista com os erros dos fatos narrados.


A lista está disponível na página do Facebook de Sebastian, que recentemente lançou o livro "Pablo Escobar - meu pai: as histórias que não deveríamos saber". Confira:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Queridos amigos, compartilho aqui minha reflexão pessoal sobre a segunda temporada. Em nome do meu país e para honrar a verdade dos acontecimentos, sinto-me obrigado a expor os graves erros de uma série que proclama como verdadeiro, quando é muito longe disso, insultando a história de uma nação inteira e muitas vítimas e famílias.

Leia mais:

Imagem de destaque
Discussão!

Ex-CQC chama Danilo Gentili de 'covarde' e 'galinha frouxa'

Imagem de destaque
Polêmica

Abusos sexuais de Harvey Weinstein eram permitidos por seu contrato

Imagem de destaque
Pennywise

Conheça Bill Skarsgård, o ator por trás do assustador palhaço de 'It'

Imagem de destaque
Veja qual categoria

'Bingo - O Rei das Manhãs' representará o Brasil no Oscar


1. Carlos Henao (RIP) foi meu tio materno e não era um traficante de drogas. Na verdade, ele era um grande homem, trabalhador, honesto, nobre e bom pai de família. Um bom amigo da minha mãe. Henao era arquiteto que ajudou a construir algumas casas, estradas e postes da fazenda Nápoles para meu pai, mas nunca se envolveu com atividades ilegais. Nunca foi condenado na Colômbia ou em qualquer país. Ele era um vendedor de Bíblias e estava sempre falando sobre como fazer a paz, não a guerra. Ele não era traficante de drogas para o show da Netflix o difamar. Ele foi sequestrado e torturado com Francisco Toro, outro homem inocente. Como é triste que a Netflix tenha mostrado tantos cadáveres com cartazes de pessoas desparecidas e tenham se esquecido de publicar as do meu tio. Mas eles não estavam felizes e o colocaram em outro tempo e lugar na história do meu pai, fazendo parecer que sua morte foi o produto de um confronto legítimo entre a polícia e traficantes, quando, na realidade, era uma injustiça sua morte. Isso viola o direito a um bom nome e a honra de um homem que era muito querido e respeitado em Medellín. Um homem íntegro do início ao fim.

Publicidade


2. Meu pai não era um torcedor do Atlético Nacional, mas do Independiente Medellín. Se os roteiristas não sabem o time favorito de Pablo, como se atrevem a vender essa história como verdadeira?


3. La Quica foi preso em Nova York no dia 24 de setembro de 1991, a tempo de escapar de meu pai da Catedral (julho de 1992). Ele havia sido preso nos Estados Unidos por um longo tempo por falsidade de documentos e, posteriormente, foi injustamente acusado e condenado pelo atentado ao avião Avianca, que matou mais de 100 passageiros e tripulantes, sobre o qual acreditava-se que o sucessor de Luis Carlos Galan, Cesar Gaviria, estaria. Mesmo o promotor De Greiff enviando cartas aos Estados Unidos a favor da absolvição de La Quica desde que o homem, também de acordo com meu pai, não desempenhasse qualquer função. O bombardeio foi feito por Carlos Castaño sob as ordens do meu pai.

Publicidade


4. Na fuga de Catedral: o confronto não foi tão grande. Apenas um guarda da prisão morreu. Não houve conflito. Meu pai não tinha contatos, não teve a ajuda da justiça para escapar. A fuga foi planejada a partir de quando a prisão foi construída: meu pai ordenou que deixassem alguns tijolos soltos e fugiu quando o governo informou-lhe que o acordo para transferi-lo já não era aplicável.


5. Limón era um trabalhado de Roberto ‘Osito’, irmão mais velho do meu pai, e trabalhou para ele como motorista por 20 anos. Não apareceu nem foi recrutado no final da história da família, mas há muitos anos. Mas, sendo um trabalhador de Roberto e colaborador dos Los Pepes e da DEA, poderia extrair e fornecer informações para vender para seu irmão, desde que ele tivesse em primeira mão os modus operantes e as andanças de meu pai. No final dos dias do meu pai, Osito, triste e deslealmente ajudou no trabalho de inteligência da DEA para dar o paradeiro de seu irmão, esposa e filhos.

Publicidade


6. Não é verdade que Medellín e Cali negociaram para ficar em Miami e Nova York, respectivamente. A verdade é que até hoje o mercado de drogas proibidas continua grande e sempre haverá um déficit de traficantes de drogas. Os consumidores são milhões e estão dispostos a pagar o que for preciso para estar satisfeitos.


7. A CIA não disse aos irmãos Castaños sobre Los Pepes. Foi Fidel Castaño, que decidiu, com a cumplicidade do cartel de Cali, autoridades locais e estrangeiros que voltaram os olhos para os milhares de crimes.

Publicidade


8. Minha mãe nunca comprou ou usou uma arma. Tudo sobre ela é mentira, pois nunca chegou a atirar.


9. Meu pai não matou pessoalmente o Coronel Carillo, como mostra a série. Ele atacou a polícia da Colômbia muitas vezes e matou mais de 500 em um mês na cidade de Medellín, no final da década de 80. Não me orgulho da violência do meu pai e, devo admitir, sei que ele fez um dano à polícia, bem como também lhes deu um monte de dinheiro.

Publicidade


10. Aqueles que são conhecedores a fundo da história, sabem que meu pai estava errado ao ordenar a morte daqueles que eram seus sócios e credores, Moncada e Galeano. Os dois foram sequestrados pelo cartel de Cali e, para continuarem vivos, prometeram dar informações sobre Pablo. Registros telefônicos mostram uma mudança de lealdade. Meu pai decidiu perdoar a vida de Moncada no último minuto, mas pelo tempo que a ordem para o assassinato tinha sido dada, a morte já tinha encontrado ele. Este foi um dos fatos determinantes na queda e do final do meu pai.


11. No final de seus dias, meu pai estava sozinho. Não rodeado por seu grupo, como foi mostrado. Bem, quase todos, com exceção de Angelito e Chopo, que se renderam ou foram mortos.

Publicidade


12. Não houve tal conforto nos dias após a fuga da Catedral. Nós estávamos vivendo em favelas, não em mansões.


13. A história de "Leon" em Miami é uma mentira. Ele não viveu nos Estados Unidos e era um homem absolutamente fiel e corajoso a serviço de meu pai. Ele morreu depois de ser sequestrado e torturado pelos Castaños em Medellín. Caiu lutando contra a guerra em nome do meu pai, mas isso nunca foi mostrado.


14. Meu pai nunca ameaçou o povo de Cali. Ele divulgou um comunicado dizendo que sua esposa e parte de sua família também eram originalmente da área. Então, ele disse no comunicado que não tinha nada contra os cidadãos.


15. Ricardo Prisco já estava morto no momento em que é retratado. Ele tinha um irmão que era médico e um bom homem, mas estigmatizado pelas ações do irmão, porém, nunca fez parte do bando de Pablo.


16. Meu pai nunca atacou a filha de Gilberto Rodriguez em seu casamento ou qualquer membro de sua família. Essa foi a aliança: não toque nas famílias. Mesmo quando meu pai acreditava que foi ele quem plantou uma bomba em 13 de janeiro de 1988, no edifício Mónaco, onde morávamos eu, minha irmã e mãe.


17. Meu pai nunca nos obrigou a ficar com ele no subterrâneo, ele sempre pensou, assim como minha mãe, que a melhor coisa era a educação e outras oportunidades para nós.


18. Estávamos em um único tiro disparado por meu pai, mas não semelhante ao mostrado na série.


19. O programa colocou que o ataque ocorreu no ano de 1993, quando, de fato, aconteceu entre 1988 e 1989. Um pouco fora da linha do tempo, não acha?


20. Minha avó paterna traiu meu pai e aliou-se com seu filho mais velho, Roberto. Ele negociou com Los Pepes e colaborou de forma tão ativa que conseguiu continuar vivendo em paz na Colômbia, enquanto aqueles que eram leais ao amor de meu pai estavam vivendo no exílio.


21. A viagem para a Alemanha não aconteceu assim. Minha avó paterna não foi com a gente à lugar algum.


22. O procuradores do distrito da Colômbia não queria ajudar tanto quanto mostrava. O escritório estava completamente infiltrado pelo cartel de Cali. Como foi todo o esquema de proteção fornecida pelos próprios agentes, nós estávamos na condição de reféns, sequestrados pelos nossos e acusados do crime de parentesco. Éramos dois menores e duas mulheres trancados em um pequeno quarto de hotel.


23. Virginia Vallejo estava tão apaixonada que rejeitou dinheiro do meu pai? Há duas mentiras. Minha mãe nunca falou com ela depois de terem escapado da Catedral. Fazia quase uma década que meu pai não tinha contato com Virginia, que era uma amante, ao mesmo tempo, dos chefes do cartel de Cali.


24. No Hotel Tequendama, meu pai não falou no telefone com ninguém, usávamos o do lugar. Eu desliguei cada vez que me chamava, mas ele se tornou temperamental e prudente, sabendo que poderia ser rastreado. "O telefone é a morte", me disse por toda a vida. Por isso ele não queria falar comigo, porque eu estava cortando a chamada. Então, pedia para falar com minha mãe ou irmã e se identificava para a operadora com um de seus nomes ou apelidos, assim que suas chamadas eram feitas, para estender o máximo possível essa última ligação, com a intenção de ser localizado como o dia e lugar em que escolheu para ser sua última batalha, no bairro Los Olivos, na cidade de Medellín. Meu pai se suicidou, tal como me disse dezenas de vezes. Portanto, não me surpreende que o tiro que o matou partiu de sua própria pistola, dois milímetros de distância de onde sempre me jurou que venceria. Não foi a polícia. Carlos Castaño dirigiu essa operação final, tampouco participou nenhuma autoridade estrangeira. Assim foi relatado pelo próprio Castaño, em alta voz para minha mãe.25 – Nenhum jornalista foi assassinado em frente ao Hotel Tequendama.


26. Meu pai nunca matou seus pais. Nunca existiu uma conversa nesse tom ou sentido.


27. Depois que meu pai morreu, minha mãe foi convocada para uma reunião com o cartel de Cali. Na cidade, havia mais de 40 grandes chefes da máfia da Colômbia do momento. A pessoa que a salvou foi Miguel Rodriguez, não Gilberto. Na ocasião eles nos privaram das propriedades herdadas e a dividiram como herança da guerra.


28. Na série, minha avó diz que minha mãe é quem traiu meu pai? Quando na vida real foi ela e seus filho que contataram o cartel de Cali", finalizou.


Os criadores de Narcos explicaram que nunca retratam toda a verdade, com muitos aspectos sendo exagerados para fins dramáticos. Antes do lançamento da série, o irmão de Pablo, Robert, fez um pedido formal à Netflix para assistir todos os episódios antes, mas nunca recebeu uma resposta da empresa.

(Com informações do UOL)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade