Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Contrações musculares

Saiba o que fazer para aliviar as câimbras e como evitar o problema

Redação Bonde
19 jun 2015 às 13:17
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Dolorosas e repentinas, as contrações involuntárias em um ou mais músculos são conhecidas como câimbras. O problema acontece geralmente nos membros inferiores, deixando os músculos e tendões visivelmente rígidos.

Causas

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com Andrea Sette, clínica geral do Hospital e Maternidade São Luiz, a câimbra é sinal de que algo está afetando os músculos. As principais causas do problema são prática exagerada de esportes, má circulação, desidratação e deficiência de potássio, cálcio e magnésio.

Leia mais:

Imagem de destaque
8 de agosto a 8 de dezembro

Programa de Atividade Física da UEL abre programação até dezembro; confira as atividades

Imagem de destaque
Novos hábitos

Confira quatro dicas para começar a praticar esportes

Imagem de destaque
Mulheres com mais de 40 anos

Outubro Rosa: mulheres já devem agendar exames

Imagem de destaque
Cuidado com a saúde

Mulheres são as mais afetadas pela diabetes no Brasil


Como evitar

Publicidade


Para evitar que os músculos fiquem contraídos e doloridos por segundos ou até mesmo minutos a dica é manter o corpo hidratado e apostar em alimentos ricos em cálcio, potássio e magnésio. Brócolis, linhaça, espinafre e couve-manteiga estão na lista dos alimentos ricos em cálcio. Para garantir a ingestão de potássio, a dica é consumir tomate e abacate, além da banana.


Segundo Ana Claudia Santos, nutricionista do Hospital Albert Einstein, outra maneira de evitar a câimbra é fazer um breve alongamento aproximadamente 15 minutos antes de dormir e antes e depois das atividades físicas.

Publicidade


O que fazer na hora


Na hora da dor repentina, a principal dúvida é: o que fazer? De acordo com Diego Leite de Barros, fisiologista do esporte do Hospital do Coração, na hora da câimbra o truque é massagear a área afetada com movimentos circulares para relaxar o músculo e aliviar a dor.

Se a rigidez dos músculos acometer a perna, o ideal é ficar em pé e colocar o peso sobre a perna acometida e dobrar os joelhos para facilitar o estiramento dos músculos. "Se não for possível ficar em pé, o indicado é esticar a perna e puxar os pés para trás com ajuda das mãos", completa. (Fonte: Bolsa de Mulher)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade