Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Além da habilidade...

Veja dicas profissionais para compreender e desenvolver seus talentos

Redação Bonde
12 dez 2014 às 07:57
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O que é talento? O que é uma pessoa talentosa? Como posso descobrir o meu talento? Essas são dúvidas que intrigam diversas pessoas. Vivemos em um mundo em permanente mudança e que exige um aperfeiçoamento constante. Temos que aprender novas técnicas profissionais e, quem diria, até mesmo novas posturas comportamentais. No entanto, mesmo cientes das exigências desse mundo globalizado e tecnológico, e na tentativa de acompanhá-lo, é difícil identificar no que realmente somos bons. A psicoterapeuta Maura de Albanesi explica por que isso ocorre. "Pode parecer um clichê, mas o nosso talento está nas pequenas coisas, nos detalhes de como executamos as atividades, e nós nem sempre estamos atentos a isso. O talento não está no praticar em si, mas na maneira como se faz. Essa compreensão é fundamental", argumenta.

É importante frisar que a pessoa talentosa não é somente aquela que se lança nas teias da oportunidade. É também quem sabe olhar para si de maneira crítica, e consegue entender no que é bom. "É o indivíduo capaz de identificar quais são suas habilidades e qualidades, e canalizá-las em prol de determinada atividade que realiza com primazia e perícia", diz a psicoterapeuta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Maura de Albanesi lista quatro dicas que podem ajudá-la a encontrar seu talento, além de esclarecer algumas dúvidas:

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja receitas

Precisa reduzir consumo de sal? Saiba como usar ervas e especiarias para dar sabor

Imagem de destaque
Confira

Cinco exercícios simples para aliviar a cólica menstrual

Imagem de destaque
Confira!

Vai morar sozinho? Aprenda a lavar roupas com mais praticidade

Imagem de destaque
Confira

Sete dicas para aproveitar as férias com as crianças não vacinadas


Olhe para si: perceba o que faz de forma fácil e analise se você dá valor a isso. Muitas pessoas que executam algo com excelência fazem pouco caso diminuindo a importância de suas habilidades. O autoconhecimento é o combustível para o descobrimento do talento. Saiba no que você é bom, por exemplo, em planejamento ou atividades práticas, em criar, em cantar, dançar...

Publicidade


Olhe para o que você sente: nossos sentimentos são os principais indicadores de que estamos no caminho certo ou não. Sabe aquela sensação de dever cumprido após uma atividade realizada? Esse é o melhor termômetro. Se trabalha numa profissão, mas não tem amor, fique atento, pois seu talento está vazando pelo ladrão. Se você gosta muito do que faz, procure melhorar, isso vai te tornar um indivíduo muito talentoso.


Fique atento aos outros: se as pessoas te solicitam muito, se consideram você o mais capacitado para realizar determinadas tarefas, isso é um bom sinal. Seu talento está se mostrando para você. Preste atenção nisso. Muitas vezes, as pessoas tendem a diminuir o valor daquilo que faz, porém os outros, que estão do lado de fora, conseguem observar nossas habilidades.

Publicidade


Tenha autoconfiança: se você faz algo bem, com propriedade, não tem o que temer. Coloque-se à disposição dos outros. Neste momento, você está em contato com o seu talento, e a confiança em si vai guiá-lo com primazia. Procure ser o melhor naquilo que sabe que faz bem.


O que é o quê?

Publicidade


Habilidade: é resultado do que vamos aprendendo durante a vida. A prática constante, a dedicação e o estudo vão aprimorando as nossas habilidades.


Qualidade: é inerente ao ser humano. Nossas qualidades se mostram no dia a dia. Como tratamos as pessoas, como nos portamos em momentos difíceis, a maneira como executamos algumas tarefas. Podemos ter a qualidade da coragem, da organização, da educação, da empatia etc.

Publicidade


Talento: é o resultado da maneira como nós aliamos habilidades e talentos a nosso favor. Como você exerce sua qualidade de empatia, como você utiliza sua habilidade de cozinhar tem a ver, diretamente, com o seu talento.


Vocação: está ligado ao servir, ao sagrado. O quanto o indivíduo usa todas as suas qualidades, habilidades e talento para servir o próximo.

Dom: é uma dádiva. Não são todas as pessoas que possuem dons, e aqueles que possuem, têm a capacidade de transformar o mundo ao seu redor, seja na música, na arte, na religião...


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade