Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
DIY

Aprenda a fazer um quebra-cabeça com as crianças na quarentena

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
09 abr 2020 às 10:27
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com o isolamento social causado pela pandemia da Covid-19, as crianças estão em casa e pedem cada vez mais por atenção e atividades. Uma boa dica é aproveitar o tempo ocioso e usar a criatividade. Para que você saiba por onde começar, a Black+Decker preparou um manual de como fazer um quebra-cabeça gigante.

A atividade é uma boa oportunidade para cultivar a criatividade dos seus filhos e as habilidades para trabalhar em madeira. Depois de terminado, o quebra-cabeça pode ser montado em família, o que contribui para a socialização das crianças.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Ensine seus filhos a medir, traçar, lixar e pintar, mas mantenha o corte para os adultos. Veja abaixo os materiais necessários e os passos.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Materiais necessários

Publicidade


• MDF 15mm compensado 3m X 3m
• Lápis de carpinteiro
• Esquadro/régua
• Tinta acrílica
• Spray selador
• Pincel
• Serra tico-tico
• Lixadeira


Passo 1 - Meça e marque as peças do quebra-cabeça

Publicidade


Crie peças de quebra-cabeça de tamanho uniforme, dividindo a folha de compensado em uma grade. Meça e marque guias verticais e horizontais, neste exemplo 20 x 20cm, fazendo marcas de escala incrementais a lápis ao longo de cada borda da placa e conectando as marcas com um esquadro/régua.


Você ficará com 15 quadrados de grade para criar cada peça de quebra-cabeça interligada.

Publicidade


Passo 2 - Crie estêncis para os botões do quebra-cabeça


A maneira mais rápida e consistente de criar botões de peças de quebra-cabeça é começar com um estêncil.

Publicidade


Você vai acelerar a produção cortando de quatro a seis formas de uma pasta de arquivos antiga e contando com a ajuda de amigos ou familiares para lidar com os próximos passos. Desenhe formas arredondadas de forma livre ao longo das bordas retas da pasta de arquivo e recorte-as com uma tesoura. Evite fazer formas complicadas com giros abruptos ou várias bordas retas e mantenha a escala em torno do quadrado da grade.


Passo 3 - Marque os botões na grade do quebra-cabeça

Publicidade


Faça os traçados com o auxílio de um lápis em pelo menos três lados de cada quadrado, excluindo as bordas externas. A forma pode ficar voltada para o interior ou o exterior de um quadrado, com a borda reta alinhada com a linha de grade, para criar botões ou entradas de quebra-cabeça clássicas em cada peça. Apenas tome cuidado para randomizar seu padrão e utilizar todas as suas formas de estêncil.


Passo 4 - Corte as peças

Publicidade


Prenda sua peça de madeira compensada contra uma superfície de trabalho ou cavaletes com o quebra-cabeça esboçado voltado para cima. Começando em um canto, corte lentamente ao longo de suas linhas guia com a Serra Tico-Tico. Evite cortar muito rapidamente, o que pode aumentar a fragmentação. Tome cuidado para não girar excessivamente a lâmina ao girar os cantos e sempre mantenha as duas mãos na serra durante todo o tempo de operação.


Passo 5 - Lixe as bordas das peças


Facilite a conexão das peças do quebra-cabeça gigante, arredondando as bordas afiadas de peças individuais com a lixadeira e lixa de granulação 120.


Passo 6 - Lixe as superfícies das peças


Depois de lixar as bordas, prepare suas peças de quebra-cabeça montadas para pintar lixando toda a superfície com uma lixa de 220 grãos. Isso removerá quaisquer marcas de lápis ou bordas lascadas resultantes do corte. Remova a serragem de todas as superfícies de cada peça, usando um pano limpo.


Passo 7 - Remonte o quebra-cabeça e trace o desenho


Remonte o quebra-cabeça e esboce um desenho com um lápis antes de pintar com a tinta acrílica. Chame a família para participar.


Dica: Você pode tornar o quebra-cabeça mais desafiador, pintando um padrão menor ou repetição idêntica em peças.


Passo 8 - Passe o spray selador


Proteja seu quebra-cabeça pintado com uma leve camada de spray selador. Opte por um selante à prova d'água e pulverize todas as superfícies para proteger contra a umidade.


Passo 9 - Divirta-se!

Traga o quebra-cabeça para uma área grande, como a sala de estar ou o quintal, para você e as crianças se reunirem.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade