Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Educação financeira

Como fugir das dívidas e sair do vermelho em 2020

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
30 dez 2019 às 10:08
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Chegou a época do ano em que as pessoas são bombardeadas por inúmeros convites que incentivam o consumo: são comerciais na televisão e rádio, anúncios na internet e panfletos nas ruas. Nesse momento, tudo desperta o impulso consumista e a necessidade de adquirir determinado produto.

De acordo com Dora Ramos, contadora e CEO da Fharos Contabilidade, não há nenhum problema em consumir estes produtos se o valor que você gasta está dentro do seu orçamento. O problema, segundo ela, existe quando, por falta de planejamento ou disciplina, você corre o risco de cair na estatística que assombra os brasileiros a cada ano: a inadimplência.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O número de inadimplentes no país é de 63,4 milhões e teve aumento de 2,5% em comparação ao ano passado, de acordo com dados divulgados pelo Serasa Experian. Devido à facilidade oferecida, o consumidor, quase sempre, prefere parcelar as compras no cartão de crédito. Embora não haja cobrança de juros, a divisão em valores menores acarreta uma grande quantidade de parcelas. Ou seja, a compra dos presentes em dezembro será quitada apenas em julho, agosto ou até depois. Além disso, com uma renda extra do 13º salário, todos têm por costume participar dos famosos amigos secretos, presentear familiares e amigos, sem falar nos gastos pessoais que todos adoram nesta época do ano.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Mas o que fazer para não ultrapassar o orçamento e manter o equilíbrio financeiro? Confira 5 dicas que Dora Ramos separou para ajudar a conter o orçamento neste ano e a ter mais tranquilidade para realizar um planejamento financeiro para 2020:

Publicidade


Compre à vista - No momento da compra, sempre é oferecida a forma de pagamento com o cartão de crédito, mas fuja dele. Prefira quitar suas despesas à vista, pois, além de estar criando uma dívida a prazo, utilizando o crédito você corre o risco de se enrolar e cair nos juros e taxas que estão cada vez mais abusivos.


Faça uma programação de pagamentos - No dia a dia são muitas preocupações e tarefas para administrar ao mesmo tempo. Por isso, organizar o orçamento é uma atitude fundamental para não ficar no vermelho. Você pode utilizar ferramentas tecnológicas como aplicativos de celular, planilhas ou até mesmo um caderno de anotações: isso permite que os processos sejam mais automatizados de forma segura, rápida e eficaz.

Publicidade


A ideia é ter o controle das suas contas e realizar uma programação semanal de pagamentos para que não haja cobranças indevidas e evitar atrasos que geram juros e taxas. Assim, você saberá exatamente para onde seu dinheiro está indo.


Priorize as despesas - Não podemos esquecer que todo mês temos despesas fixas, como contas de consumos, a exemplo de água, luz, em alguns casos aluguel e condomínio e outros impostos. Portanto, coloque todas as despesas na ponta do lápis e se organize para garantir o pagamento desse tipo de conta em primeiro lugar.


Se está devendo, negocie - Esta é a melhor época do ano para aproveitar e liquidar ou renegociar suas dívidas e sair do vermelho, isso porque, a partir de novembro várias empresas de serviços públicos, entidades, associações e de banco de dados organizam mutirões para auxiliar os consumidores a liquidar ou renegociar seus débitos. Para alguns, o dinheiro extra como 13º salário e até mesmo o saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pode ser usado para o pagamento dessas dívidas.

Poupe e invista seu dinheiro - Como andam as expectativas e sonhos para 2020? Com o orçamento organizado, é hora de poupar e investir. Para isso, existem diversas possibilidades de investimentos como: tesouro direto, títulos de capitalização, fundo de renda fixa. E para garantir sua segurança financeira na aposentadoria, vale à pena conferir as opções de previdência privada.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade