Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fique de olho

Como se livrar da caspa, problema que aparece com mais frequência no inverno

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
23 jul 2019 às 13:09
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O inverno é a estação do ano preferida por muitos brasileiros, mas é também o período mais propício a alguns problemas de saúde. A caspa, que provoca constrangimentos em público por causa daqueles "floquinhos brancos" que se espalham pela roupa, é um deles.

O médico dermatologista José Jabur da Cunha, da Altacasa Clínica Médica de São Paulo, explica que a caspa é mais prevalente no inverno, entre outros fatores, por conta da menor exposição da pele aos raios solares.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"A dermatite seborreica é um processo inflamatório leve e crônico, sem causa definida e sem cura. Está relacionada ao tipo de sebo produzido pela pele do indivíduo, além de diversos outros fatores, como microbiota da pele, padrão de resposta inflamatória do indivíduo, entre outros. A caspa acaba se manifestando com mais frequência no inverno em razão de banhos muito quentes e pela menor exposição das pessoas ao sol. É uma doença que evolui, com períodos de piora e melhora. A prevenção é feita com sabonetes e hidratantes específicos, exposição solar consciente e medidas dietéticas, como a redução no consumo de álcool", explica Jabur.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


O especialista ressalta que outros fatores também ajudam no aparecimento da caspa, como o fato de a pessoa ter a pele ou os cabelos naturalmente oleosos. O uso de xampus com elementos detergentes mais agressivos também podem provocar irritação e ressecamento da fibra capilar.

Publicidade


"Além disso, ao lavarmos o cabelo menos vezes no inverno, há acúmulo de oleosidade e descamação. A caspa também pode aparecer por um tendência genética; por períodos intensos de estresse; ou por causa de uma alimentação rica em gorduras; sem falar de alguns hormônios, como a testosterona, que estimulam as glândulas sebáceas. Por isso é que a dermatite seborreica atinge também os recém-nascidos. Os hormônios da mãe passam para o bebê durante a amamentação. Com isso, pode haver descamação no couro cabeludo", completa o dermatologista da Clínica Altacasa, que é também chefe do setor de Cirurgia Dermatológica da Santa Casa de São Paulo.


Para o tratamento correto da dermatite seborreica, o médico enfatiza a necessidade de se procurar sempre um dermatologista. "O tratamento da caspa se dá com hidratantes e medicamentos específicos, na forma de pomadas. É preciso avaliar cada caso para a indicação correta dos medicamentos", conclui.

Publicidade


Confira abaixo algumas dicas do especialista para se prevenir da caspa neste inverno:


- Preste atenção na temperatura da água do banho. Prefira os banhos mornos ou, então, experimente lavar os cabelos fora do banho usando água fria;


- Manter o couro cabeludo abafado é uma das piores coisas a se fazer quando se tem caspa, por isso, a dica é evitar o uso de boné, touca, gorro ou qualquer acessório. Tente manter o couro cabeludo sempre seco e arejado;

- Ao sair do banho, não faça coques ou prenda os cabelos úmidos ou molhados. Tenha o hábito de secar o cabelo após o banho. É sempre melhor tentar deixar os fios soltos para que não fiquem úmidos e abafados.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade