Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Diversão

Confira 3 brincadeiras para ajudar crianças a se desenvolver em casa

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
11 ago 2020 às 09:03
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Manter a criançada entretida não é uma tarefa fácil, ainda mais em tempos tão diferentes.


Para ajudar mães e pais nessa tarefa e, de quebra, ajudar no desenvolvimento adequado dos pequenos, Cássia Boss Padilha, psicóloga do CERNE (Centro de Excelência em Recuperação Neurológica), ensina três brincadeiras simples e divertidas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Essas são brincadeiras simples, fáceis de fazer em casa e que, além de divertir e entreter, vão ajudar e muito no desenvolvimento do seu filho”, comenta a especialista.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Confira as opções abaixo:

Publicidade


Brincando de Emparelhar


O objetivo dessa brincadeira é trabalhar as habilidades de percepção visual da criança, estimulando o reconhecimento de cores, formas, objetos iguais ou semelhantes.

Publicidade


Para brincar, é simples: você vai pedir à criança para agrupar os brinquedos e objetos da mesma cor e depois vai pedir para que ela os separe em caixas ou potes de cor correspondente. Outra ideia é utilizar formas geométricas, podendo ser classificados por forma ou tamanho.


Quiz ABC

Publicidade


Esta atividade trabalha o comportamento intraverbal, estimulando o repertório de comunicação. Nesta brincadeira, a criança é entrevistada por alguém da família, com perguntas que vão das mais simples até as mais complexas.


Essa brincadeira, além de divertida, estimula também as habilidades sociais dos pequenos.

Publicidade


Você pode perguntar, por exemplo: qual seu nome, quantos anos você tem, qual cor você mais gosta, etc. Para deixar a brincadeira mais lúdica, a criança pode usar uma fantasia de algum personagem, e você pode fazer perguntas relacionadas a ele. Ou então, ler pequenos trechos de histórias ou vídeos e fazer perguntas relacionadas.


Brincadeira de Imitação


O objetivo desta brincadeira é estimular o contato visual, atenção compartilhada e consciência corporal. Comece por movimentos simples como bater palmas, faça uma imitação e solicite para a criança fazer igual. Depois, aumente para dois movimentos, depois três, seguindo a sequência até aonde a criança conseguir realizar.

Uma forma mais lúdica é fazer a brincadeira de siga o mestre, em que o aprendiz deve imitar as ações do mestre. Alterne o papel do mestre entre os participantes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade