Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Mude os hábitos!

Confira 3 dicas para planejar os estudos em 2020

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
09 jan 2020 às 09:09
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Início do ano também é o momento ideal para planejar, junto com as crianças, o calendário de estudos e atividades que serão realizadas. De acordo com Mariana Bruno Chaves, formada em Letras pela USP (Universidade de São Paulo), com pós-graduação em Arte-Educação e Psicopedagogia, é importante fazer um cronograma com base no tempo disponível.

"Não vale a pena organizar uma rotina que tenha horários e períodos que não possam ser cumpridos. Isso gera desgaste e estresse, emoções que podem desmotivar a relação com os estudos”, aponta Chaves.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Confira abaixo mais algumas dicas elaboradas pela educadora, responsável pelo desenvolvimento do material didático de Língua Pátria do Kumon.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Crie um cronograma - Ter uma rotina é fundamental para otimizar os estudos. Monte um cronograma com os horários reservados para estudar todos os dias da semana. Também inclua atividades fixas, como escola, cursos e compromissos pessoais da família. Dessa forma, você consegue ter uma visão mais clara e real da duração de cada tarefa.


Defina metas atingíveis - Ao organizar o calendário, planeje com antecedência as disciplinas e tópicos que serão vistos em cada dia. Ajude a criança a revisar os conteúdos, começando pelos assuntos que ela mais domina, para depois focar em temas mais difíceis. Deixe -a resolver sozinha, isso é importante para que ela aprenda a encontrar as respostas. Sempre que der um passo a mais e sanar as dificuldades sozinha, reconheça seus méritos. Isso é importante para tornar o estudo uma atividade prazerosa e divertida.

Não deixe o lazer de lado - Quando estiver montando o cronograma, é fundamental reservar e programar momentos de lazer. O cansaço prejudica o aprendizado, portanto, não sobrecarregue a criança. Proponha intervalos regulares entre os períodos de estudo e não deixe de oferecer momentos descontraídos, como brincadeiras e passeios. Adquirir novas experiências também gera aprendizado.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade