Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Planejamento

Confira 5 dicas financeiras para começar bem 2020

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
19 dez 2019 às 09:38
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a chega do fim do ano, vêm também as promessas de mudança, a renovação dos desejos para 2020 e os planos para transformar as diversas áreas da vida. Para que isso seja realmente possível, é importante traçar estratégias, principalmente financeiras. Por essa razão, Aleksander Kuivyogi Avalca, professor de finanças do ISAE Escola de Negócios, listou cinco dicas para quem quer começar o novo ano de forma mais organizada e sem sustos na conta bancária.

Cautela com festas e férias - Com as festas de final de ano e férias, é comum que as pessoas aumentem seus gastos sem pensar no quanto isso irá lhes custar. Presentes, mesa farta, viagens e roupas novas estão nos planos de milhões de brasileiros. "Se a sua conta bancária não está planejada para isso, você pode entrar em uma grande furada que vai comprometer todo o seu novo ano. Por essa razão, é importante fazer um planejamento de quanto se tem e quanto se pode efetivamente gastar”, comenta Aleksander.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Dinheiro de férias de 13º - Para quem está endividado, com o cartão de crédito estourado ou em cheque especial, é interessante utilizar o valor das férias e 13º para quitar as despesas maiores. Mas é importante que isso não vire rotina para os anos seguintes. "O ideal é que você possa usar esse dinheiro para aproveitar as férias, entretanto se você está endividado, quite todo o valor e se planeje melhor para o próximo ano”, detalha o especialista.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Promessas de virada de ano - Para muitas pessoas, a virada de um ano é um novo ciclo. É tempo de se redimir dos pecados, agradecer as bençãos e se propor a novos desafios que, geralmente, são criados a partir de promessas. "Uma boa forma de garantir que o seu novo ano seja positivo financeiramente é prometer para si mesmo de que irá trabalhar a mentalidade financeira”, sugere o professor. "Ou seja, prometer que em 2020 você vai buscar aprender mais sobre finanças pessoais, seja pesquisando por conta própria ou através de um curso”, completa.


Ano de eleição - Em um ano de eleição, mesmo que municipais, o Brasil sofre várias alterações. Esse momento pode afetar os juros, a inflação e, consequentemente, o crescimento do País. Por isso, é preciso estar preparado. Fazer uma reserva financeira é um ótimo plano para evitar ser pego desprevenido. Fazer investimentos, de forma que o dinheiro "trabalhe para você”, também é um passo importante. Isso serve para qualquer tipo de pessoa, tanto as que sabem muito sobre assuntos financeiros, quanto as que não sabem nada. "É importante lembrar que investimento não é poupança. Poupança é reserva. Investimento pressupõe CDB's, LCI, tesouro direto ou fundos de investimentos e ações”, explica.

Planejamento financeiro - O ponto mais importante para que a receita esteja alinhada com as despesas é fazer um planejamento financeiro. De acordo com Avalca, o ideal é criar um plano para os três meses seguintes. Colocar em uma planilha o quanto recebe, o quanto a família recebe (neste caso, incluir a renda de quem mora com você e ajuda nas contas de casa). Depois disso, listar todas as despesas: aluguel, prestação, seguro, condomínio, presentes de datas comemorativas, Carnaval e férias. "Se ao final do planejamento o saldo estiver negativo, é necessário voltar nas despesas e começar a fazer cortes. Dessa forma, é possível fazer ajustes para não ficar no vermelho logo após os três primeiros meses do ano”, completa o especialista.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade