Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Importante!

Confira 7 ações para começar a cuidar de si mesmo

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
11 dez 2019 às 09:21
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cada dia mais as ações de autocuidado vêm ganhando força na sociedade. Isso porque, quando se estende o cuidado e o amor para si mesmo, sentimentos como a confiança e a autoestima são cultivados. É importante frisar que se amar não representa um ato de egoísmo ou de egocentrismo, até porque cultivar bons sentimentos em si cria empatia pelo próximo.

Para que o autocuidado esteja presente em sua, é necessário inserir pequenas ações que cabem na rotina do dia a dia. No livro "Cuide-se - Aprenda a se ajudar em primeiro lugar", a escritora Cátia Bazzan lista sete atitudes para que você consiga praticar o autocuidado no seu cotidiano. Confira:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Analise a sua "balança" todos os dias - Quando você tomar uma decisão ou até mesmo uma atitude que envolva outra pessoa, procure mentalizar a questão em uma balança. Qual lado pesa mais? Quem vai sair ganhando? Caso a balança penda apenas para um dos lados, algo está em desequilíbrio. É como um negócio: todo mundo precisa sair ganhando, senão não há sentido para ambos, nem para quem compra, nem para quem vende.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Nesse caso, o seu desafio é pensar no equilíbrio da sua balança. Comece a olhar para as suas ações todos os dias. Procure medir, refletindo se está fazendo para você o mesmo que tem feito pela sua família, pelo seu cônjuge, pelos filhos, pelo trabalho, pelos amigos e pelas demais pessoas. No fim, você deve pensar: todos estão ganhando? Assim você vai aprendendo a se doar e receber de forma mais equilibrada, até mesmo no seu dia a dia.

Publicidade


Defina uma intenção clara - Ao acordar de manhã, tenha clareza sobre a sua intenção. Saiba quais são os seus objetivos naquele dia que inicia. Com uma forte intenção em mente, você se torna inspiração para as pessoas. Pegue papel e caneta e faça uma lista com as tarefas mais rotineiras do seu dia a dia!


Para conseguir alcançar seu objetivo, se desafie a colocar foco nessa intenção. Planeje as suas ações numa agenda ou aplicativo. Tenha um propósito e se empenhe para realizá-lo! Pare de viver sem metas, sem saber o que é prioridade e sem metas diárias. Sem planejamento e ação, dificilmente você vai conquista os objetivos de curto, médio ou longo prazo.

Publicidade


Saiba o que você quer da vida - O que você me diria se eu lhe encontrasse agora para tomar um café e fizesse as seguintes perguntas: "quais são as três maiores metas da sua vida?” ou "como andam as suas metas?”. Você tem as respostas na ponta da língua ou nem parou para delimitar isso ainda? Saiba que você pode estar deixando de realizar tanto quando poderia, simplesmente por não saber para aonde está indo. Outra questão sobre pessoas de sucesso é que é tão importante quanto saber onde se está é vislumbrar para aonde se está indo.


Para atingir essa meta, escreva os seus objetivos. Portanto, neste momento, se você ainda não o fez, faça! Coloque as suas metas no papel ou faça mais uma análise de como andam as coisas por aí!

Publicidade


Quando despertar, se proteja energeticamente - Cuide da sua energia para não se contaminar com lugares e pessoas que podem e vão interferir no seu estado de espírito animado e determinado! O importante é fazer uma blindagem e ter a intenção de proteger o seu campo de energia para se manter sempre bem e vitalizado.


Quando sentir que ficou abalado por alguma situação, recupere as suas forças fazendo algo que goste muito, como ouvir uma música que o anima, dar uma volta em algum lugar em meio à natureza, olhar um vídeo de alguém que mude esse estado negativo, rir ou procurar alguma ação que desperte alegria, que faça você se sentir muito bem.

Publicidade


Aqui, a dica é se proteger diariamente a partir de hoje. De preferência, procure fazê-lo todas as manhãs quando acordar, quando se sentir esgotado, cansado ou "pesado”. Se fizer à noite, antes de dormir, terá um sono mais revigorante.


Cuide da energia dos ambientes - O ideal é você fazer alguma oração ou mentalização diária. "Costumo dizer mentalmente que este vai ser o melhor dia da minha vida, que as experiências de ontem me fortalecem hoje e que estou pronta para o que vem pela frente. Em seguida, mentalizo os meus pais, um de cada lado, e imagino toda a força deles e do meu sistema familiar. Penso também nas minhas atividades diárias, mantendo o foco no que é muito importante para mim. Parece algo simples, mas é muito poderoso", afirma a autora.

Publicidade


Para conseguir alcançar esse objetivo, programe um dia na sua agenda para fazer esse exercício em casa. Se você quiser e puder, faça no ambiente de trabalho também!


Acredite no seu "eu do futuro" - Muito se fala sobre a importância de cuidar de si para poder cuidar do outro, além de saber "aonde se está indo”. Bazzan considera que se você não sabe onde está e nem o que quer, fica muito mais difícil criar a realidade que deseja, e também ajudar outras pessoas. "Entre o ponto de 'onde estamos e para aonde estamos indo' há um processo em que precisamos vencer algumas barreiras e medos. A mesma pessoa que lhe trouxe até aqui não é a mesma que vai lhe conduzir ao próximo nível. Por isso, saber quais habilidades e crenças trouxeram você até este momento atual vai ajudá-lo a seguir em frente", disse.

Publicidade


Trabalhar a sua autoimagem e acreditar no seu "Eu do Futuro” é seu desafio nesse passo. Saiba os resultados que você quer ter, pois isso ninguém fará por você. Pare de olhar somente para o que você tem hoje e que lhe faz sofrer. Concentre-se de verdade em ter o que quer. Crie uma imagem clara do seu objetivo e das metas que ajudarão você a alcançá-lo. Fixe essa imagem em sua mente.


Inspire outras pessoas - A sua história de superação pode ser uma fonte de inspiração para as outras pessoas. Você cura as pessoas quando cura a si mesmo. Por essa razão, quando estiver acessando algum conhecimento ou lutando para vencer, viva intensamente o momento para obter os aprendizados. Com isso, você pode inspirar outras pessoas a partir da sua principal área de interesse.

Por isso, motive alguém pelo seu exemplo. Encontre um assunto que o motiva a ir além, a superar os seus limites. Depois, compartilhe o seu conhecimento sobre esse tópico e as suas experiências. Você não imagina o quanto isso pode ser útil para as outras pessoas, fazendo muita a diferença na vida delas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade