Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Valiosas

Confira algumas dicas para enfrentar a adolescência

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
01 mar 2019 às 18:00
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A adolescência é marcante para os jovens de várias formas. Nessa fase, transformações significativas acontecem, como a escolha da profissão, as primeiras desilusões amorosas e também as primeiras saídas em grupo, celebrando a nova liberdade conquistada. Ao mesmo tempo, existe um grande marco de despedida da escola, um ambiente familiar desde a infância.


O convívio social também é um pilar importante. "Ouvir outras experiências traz a sensação ao jovem de que ele não é o único que está passando por essa fase de transição. Ajudar o outro também significa que a pessoa é passível de ser ajudado", explica a psicóloga Caroline Yu, que completa: "uma relação de confiança pode ser estabelecida com outros jovens, criando uma sensação de estar sendo escutado, de que seus sentimentos são validados. O sentimento ‘grupal’, uma aliança, que se estabelece pode ser uma forma de dar conta das angústias vivenciadas".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pensando no comportamento dos jovens brasileiros, empresas têm investido para oferecer experiências positivas, principalmente em fases cruciais como a transição da escola para a universidade. "Estudos internacionais mostram que sair de casa, para o psicológico dos adolescentes, equivale a uma mudança de país. É a entrada para o mundo adulto. Nossa maior fortaleza é oferecer um ambiente exclusivo que incentive a troca entre os moradores", afirma Juliano Antunes, CEO da Uliving.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Algumas dicas valiosas podem ajudar os jovens neste período:


· Segundo a psicóloga, é importante sempre ter em mente "quais serão as memórias afetivas que ficarão guardadas dessa fase?". A especialista reforça a importância do jovem se dedicar a atividades que sejam prazerosos, além das obrigações, e reforça "o vestibular passa, as dificuldades se resolvem e as questões se solucionam".

· Abrir o diálogo para falar sobre as emoções com os jovens facilita muito o processo de prevenção à possíveis problemas psicológicos. "O papel da família e dos amigos é de extrema importância nessa fase da vida, de tantas transformações, confusões e incertezas. É importante que os jovens se sintam confiantes em poder compartilhar algumas vivências e angústias que estão vivenciando. De serem ouvidos", afirma a psicóloga.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade