Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Concentração

Confira dez dicas para manter o foco

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
10 out 2019 às 08:51
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ao pesquisar a expressão "ter foco" no dicionário, é possível encontrar a seguinte definição: "ter um objetivo, estabelecer um planejamento, ser organizado e ter persistência para atingir as metas e alcançar o que se pretende”.

Porém, o foco (ou a falta dele) é, definitivamente, um dos males do século XXI. Atualmente, conseguir manter o foco se tornou algo raro, seja pelo fato de que estamos todos cada vez mais conectados ou seja porque o nosso cotidiano é repleto de atividades. Há tantas coisas demandando a atenção das pessoas que sempre existe o risco de deixar para depois aquilo que deveria ser prioritário.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Essa brutal carga de informações tem muito a ver com o estilo de vida atual e certos hábitos que são adquiridos ao longo dos dias. Um desses hábitos é estar sempre conectados e se deixar interromper pelas mensagens e notificações dos dispositivos eletrônicos.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Há, também, o hábito da multitarefa. Para ganhar tempo, as pessoas fazem, pelo menos, duas coisas simultaneamente: dirigir e falar no viva-voz do celular, comer e trabalhar, ler e-mails e assistir TV, entre outras. Sim, o cérebro nos possibilita fazer uma tarefa mecânica, como caminhar, junto com uma que requer raciocínio, como conversar. Entretanto, duas tarefas que utilizam raciocínio não podem ser feitas simultaneamente – e o que é chamado de "multitarefa”, nesses casos, é também uma alternância do foco de atenção.

Publicidade


Para o palestrante Paulo Leme Filho, o sucesso pessoal e profissional só é possível com muito foco. "Na verdade, não só na minha, mas na vida de todo mundo que conquistou ou deseja conquistar o sucesso, o foco sempre foi e sempre será, um fator em comum e um diferencial competitivo”, afirma. Leme Filho ministra palestras ajudando empresas a alcançarem melhores resultados traçando um paralelo de como conseguiu vencer o alcoolismo e a dependência química e se tornar um advogado militante, sócio de um renomado escritório de advocacia na cidade de São Paulo.


Como se manter focado - "Para quem não sabe aonde vai, qualquer caminho serve”. Essa mesma frase se aplica ao contexto pessoal e profissional quando as pessoas não sabem ao certo quem são, quais são os objetivos, as metas, os sonhos, ou seja, qual é o foco na vida.

Publicidade


"Foco, por sua vez, é a capacidade de manter nossa atenção plenamente concentrada. Um profissional focado é aquele que consegue iniciar e terminar seu trabalho sem interrupções, cumpre os prazos, é menos impulsivo e tem o poder de manter sua concentração, mesmo em meio aos barulhos externos, por exemplo. Podemos dizer ainda que um colaborador é focado, quando ele estabelece metas e objetivos, para sua carreira, e trabalha, avidamente, para realizá-las, uma a uma, e de acordo com o que foi planejado”, afirma Leme Filho.


Para o palestrante, não basta apenas ser focado profissionalmente. É muito importante que a pessoa, em sua vida pessoal, também consiga manter-se firme e concentrada na realização de seus desejos e sonhos. "Sem esse foco, o indivíduo tende a sentir-se, muitas vezes, perdido em relação aos seus objetivos e também incompleto. Para evitar que isso aconteça, é fundamental investir em autoconhecimento, de modo que isso permita à pessoa compreender quem ela é na essência”, completa.

Publicidade


Sem o foco você ficará perdido, cometendo erros ou dedicando seu tempo a concluir atividades que serão paliativos ou não te levarão ao seu objetivo final. Por isso, é importante seguir algumas dicas para manter o foco, tais como:


Aprenda a dizer não - Seja claro sobre o que você realmente deseja alcançar. Escolha deliberadamente o que você vai fazer e coloque em sua lista de afazeres. O seu tempo é o seu bem mais precioso. Esqueça os objetivos que não lhe servem mais. Aprenda a delegar ou atribua tarefas que não são mais o seu foco e que já não fazem mais parte de suas prioridades.

Publicidade


Ensaie mentalmente sua tarefa - Visualize o processo ideal, em vez de ficar obcecado pelos resultados desejados. Imagine-se realizando uma tarefa brilhante e com facilidade. Como você vai se sentir quando as coisas estiverem concluídas? Estará feliz com a nova conquista? Animado com novas perspectivas? Use essas vibrações positivas para se inspirar e manter você focado e inspirado.


Mantenha sua energia para cima - Quando você está em um estado de realização de tarefas, é revigorante permanecer dentro delas. Entretanto, quando você se força a manter o foco, você fica esgotado e prejudica a sua criatividade e produtividade. Intervalos irregulares entre as tarefas de cinco a 15 minutos podem fazer maravilhas com a sua produtividade.

Publicidade


Não seja multitarefa - Fazer várias coisas ao mesmo tempo ou mudar rapidamente entre as tarefas é o oposto de ser focado. Portanto, escolha uma tarefa importante e se envolva totalmente com ela. Antes de passar para a próxima coisa, faça uma pausa intencional, respire fundo e agradeça pelo que você acabou de realizar.


Aumente sua força de vontade - Foco exige autocontrole e a capacidade de resistir às tentações de curto prazo para ganhos de longo prazo. Por isso, yoga e meditação estão entre as formas mais eficazes para aumentar a sua força de vontade. Aprimorar a força de vontade vai te ajudar a manter o foco em vez de te distrair com a vibração mental e com sentimentos indesejados.

Publicidade


Crie o foco automático - Desenvolva hábitos regulares e rotinas simples para fazer uma tarefa mais naturalmente. Separe as ferramentas que você precisa para complementá-la e escolha um horário específico a cumprir. Quando agir faz parte da sua rotina, resistimos menos. Isso ajuda a preservar o seu espaço, energia e atenção para as tarefas mais difíceis que não são facilmente automatizadas.


Crie um ambiente favorável - Interrupções constantes e distrações desnecessárias tiram completamente o seu foco. Organize seu espaço de trabalho para desencorajar visitas não programadas. Se você deseja concluir um projeto desafiador, desligue seu telefone e desative as notificações de todos os seus dispositivos. Caso se sentir tentado a ficar olhando seu telefone a todo momento, desligue a internet ou coloque-o longe.


Faça atividades físicas - A prática de atividades físicas é um ótimo aliado para manter o foco. Dá resistência e renova as energias do corpo, além de oxigenar o cérebro e clarear os pensamentos. Manter o corpo em movimento só trará benefícios.


Conheça seus limites - Trabalhar exaustivamente, não se alimentar, criar um isolamento social: tudo isso só fará com que novos desvios do foco sejam criados. O que parece ser uma ferramenta para acelerar o processo e buscar os objetivos mais rápidos só fará com que você acumule derrotas. Entenda seu corpo, escute o que ele diz. Todas as pessoas são feitas de limites e você precisa obedecer aos seus.

Estabeleça uma premiação - Você precisa ser recompensado no percurso para que as atividades não se tornem um fardo. Pense em algo para ser atribuído como um prêmio no final de cada obstáculo percorrido e vencido. Pequenos mimos fazem você gostar mais de você e dão motivação para manter o foco.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade