Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Fim de ano

Confira dicas para fazer o emprego temporário virar fixo

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
30 set 2019 às 09:31
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com o fim de ano se aproximando e a liberação escalonada do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), a expectativa do setor de comércio e serviços é de um aumento de 10% nas vagas para profissionais temporários. Em tempo: agosto é, geralmente, o mês em que tradicionalmente as empresas começam a selecionar candidatos para as vagas que se abrem nos últimos meses do ano.

Essa maior demanda no mercado de trabalho representa uma esperança a mais para os 13 milhões de desempregados no país. "Conseguir uma colocação nesse momento é uma ótima estratégia para o profissional mostrar seu valor e iniciar uma carreira na empresa”, explica Aliesh Costa, consultora da Caperdiem RH.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Entretanto, a especialista reforça que quem entra em uma vaga de temporário precisa ter em mente que vai precisar ser tão bom ou melhor que os profissionais que já são fixos naquela empresa. "Fazendo isso é que ele vai chamar a atenção sobre si para ser efetivado no futuro”, diz a consultora.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Veja abaixo as recomendações de Aliesh Costa para turbinar as chances de uma vaga temporária se transformar em uma posição de emprego fixo nas empresas:

Publicidade


Candidate-se a vagas que tenham a ver com seu perfil - A executiva explica que é importante se identificar com a oportunidade. "O melhor a fazer é candidatar-se a vagas que sejam compatíveis com sua habilidade e aspirações”, explica Aliesh. "Afinal, só assim, o profissional vai ter chances de causar boa impressão e ser valorizado”, diz.


Seja profissional e se mostre eficiente - Em primeiro lugar, é preciso ser pontual, não faltar e agir de acordo com a cultura da corporação. "A ideia é atuar como se o emprego temporário fosse fixo”, orienta a consultora. "É importante, também, se empenhar ao máximo para ser eficiente e encantar, superando as expectativas do empregador. Assumindo uma postura de alta performance, o profissional vai se destacar e passar a ser considerado para uma vaga efetiva, quando ela surgir”, explica a profissional. "Em resumo, é preciso aproveitar ao máximo a oportunidade.”


Faça networking e peça retorno a respeito de seu desempenho - "Para se destacar e ter de ser considerado pela empresa, é importante que colegas e gestores fiquem com uma ótima lembrança da passagem do funcionário temporário”, afirma a consultora. "Da mesma forma, é importante pedir um feedback das atividades realizadas para aprender ao máximo com aquela oportunidade, aproveitando para se desenvolver”, recomenda.

Mostre disponibilidade e compromisso em ajudar a equipe - Lembre-se que a maior parte das vagas temporárias é no comércio, devido a um movimento de clientes acima do normal. "Por isso, a ideia é preparar-se para a possibilidade de ter de fazer horas extras e oferecer-se para ajudar, em caso de aumento de trabalho”, diz Aliesh. "Isso vale também para atitudes cordiais como sorrir ao falar com o público e mostrar-se solícito sempre que o momento pedir”, afirma. A consultora conta que essas pequenas atitudes podem fazer uma grande diferença. "As pessoas mais dispostas a trabalhar em equipe e comprometidas com as necessidades da empresa têm chances potenciais de tornar-se efetivo após o período de contrato temporário.”


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade