Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Informe-se!

Doze fatos sobre menstruação que toda mulher deve saber

Redação Bonde
21 mai 2013 às 09:24
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitas mulheres encaram a menstruação como algo ruim, que deve ser escondido, e até evitam comentar o assunto. Mas 'fazer de conta' que ela não existe pode privá-las de muitas informações importantes, que deveriam ser conhecidas. Claro, a menstruação não é um tema íntimo e não deve ser tratada em qualquer conversa, mas também não é algo que precisa ser evitado, como se fosse uma doença. Confira a seguir 12 fatos que toda mulher deveria saber sobre menstruação:

1. Você pode engravidar enquanto estiver menstruada. Apesar de ser raro, pode acontecer.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


2. O período fértil ocorre nos dias da ovulação, geralmente no meio do ciclo menstrual. Algo em torno do 14º dia (o ciclo deve ser contado desde o primeiro dia de sangramento).

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


3. Irregularidades na menstruação, como pular um ciclo, durar mais de 7 dias, falhar com frequência, ocorrer mais de uma vez no mesmo mês, podem ser decorrentes de estresse e até mesmo causadas por uma perda de peso muito grande em um curto intervalo de tempo. Também podem ser sintomas de doenças como câncer de útero. Nesses casos, o mais indicado é procurar um ginecologista para esclarecer suas dúvidas.

Publicidade


4. Em 1946 a Disney fez um filme educativo sobre o tema chamado "The Story Of Menstruation". Rumores dizem que foi o primeiro filme da Disney a usar a palavra "vagina" no roteiro.


5. As mulheres que têm fluxos mais intensos podem perder até uma xícara de sangue em cada ciclo.

Publicidade


6. Estar menstruada não deve ser motivo de vergonha. Usar apelidos para disfarçar como "estar de xico", ou simplesmente falar "naqueles dias", não disfarçam nada.


7. Sexo durante a menstruação é considerado um tabu, mas não deveria, a decisão sobre isso cabe somente ao casal.

Publicidade


8. A progesterona, hormônio que controla a libido, cai no período menstrual, deixando a mulher mais suscetível. Então, é normal você querer muito mais do que doces enquanto estiver menstruada.


9. A sincronização com outras mulheres não é comprovada cientificamente, mas ocorre. Você pode acabar sincronizando as datas da sua menstruação com a das suas amigas, irmãs, parceira, mãe e outras mulheres com as quais você convive.

Publicidade


10. A maioria das mulheres lida com a menstruação muito bem, mas na Índia o tabu com menstruação ainda é muito grande, sendo que as meninas não podem nem cozinhar durante o período, pois acredita-se que irão contaminar a comida.


11. A Always foi a primeira marca que quebrou a regra e mostrou sangue em uma campanha impressa em 2011. Apesar de ainda não ter circulado na TV, o anúncio trazia sangue no lugar do famoso líquido azul usado nas propagandas para mostrar o potencial de absorção.

12. É conhecido e comprovado que as garotas estão menstruando cada vez mais cedo. A média de idade para a primeira menstruação é de 12 anos. (Fonte: Dicas de Mulher)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade