Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Efeitos colaterais

Entenda como os remédios podem fazer você engordar

Redação Bonde
04 dez 2015 às 12:19
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A situação não é rara, infelizmente. Depois de um tempo tomando alguma medicação, muitas mulheres percebem que estão ganhando uns quilinhos.

A primeira reação é pensar que foi por causa dos doces, das comidas gordurosas ou da dieta que não deu certo. Mas, de acordo com a endocrinologista Andressa Heimbecher, os culpados podem ser justamente os remédios. "Isso acontece com anticoncepcionais, antidepressivos, corticoides e ansiolíticos, que provocam, em algumas pessoas, retenção de líquido, alterações no metabolismo ou o aumento do apetite", diz Andressa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quando os efeitos colaterais atuam em conjunto, eles acabam com o equilíbrio do organismo. A vontade maior de comer aliada a uma atividade metabólica lenta, por exemplo, faz você ingerir mais alimentos e gastar menos energia. O resultado é inevitável: o ganho de peso.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


O médico, seu aliado

Publicidade


Se, quando você começar a tomar uma medicação, notar qualquer alteração no seu corpo, peça ajuda ao médico que o prescreveu e verifique se é possível substituir a substância indicada para o tratamento. Mas, se isso não for viável, a boa notícia é que uma dieta equilibrada pode minimizar o problema. "A alimentação saudável, fracionada em períodos de três horas, e a ingestão de água são dicas que funcionam sempre", explica o nutrólogo André Veinert.


Os dois especialistas fizeram uma lista dos tipos de medicamentos que engordam (e suas substâncias ativas), os principais efeitos no organismo e o que você pode fazer para manter a boa forma.

Publicidade


Antidepressivos tricíclicos (amitriptilina e nortriptilina), anti-histamínicos (cetirizina ou fexofenadina, presentes em muitos antialérgicos), anti-psicóticos (olanzapina e risperidona), medicamentos para o controle do diabetes (glibenclamida, glicazida e glimepirida) e estabilizadores de humor (ácido valpróico e lítio).


Efeitos: causam aumento de apetite.

Publicidade


Dica: coma alimentos ricos em fibras, como frutas (mamão, pêssego, laranja etc.), verduras (agrião, rúcula, acelga etc.), legumes (cenoura, beterraba, abóbora etc.), cereais (aveia e granola) e pão integral. O ideal é você dar um equilíbrio ao prato (http://www.portalvital.com/saude/alimentacao-saudavel/equilibrio-no-prato). Por terem uma digestão mais lenta, eles diminuem a sensação de fome. E, para não abrir mão de uma sobremesa, acrescente gelatinas diet à sua lista.


Anti-hipertensivos beta-bloqueadores (atenolol e metoprolol)

Publicidade


Efeitos: aumentam a sensação de fadiga, contribuindo para a inatividade física e a redução do gasto energético.


Dica: o ideal é evitar comidas calóricas e ricas em gordura. Mantenha uma dieta equilibrada e procure praticar exercícios físicos leves, mesmo com a sensação de cansaço. Uma caminhada pode ajudar.

Publicidade


Corticoides


Efeitos: aumentam a retenção de líquidos, são estimuladores do apetite e podem reduzir a taxa metabólica.

Publicidade


Dica: coma alimentos com função diurética, como o pepino, além de folhas de tom verde-escuro. Por outro lado, descarte comidas prontas, pois têm alto nível de conservantes e sódio, o que agrava o problema. Estimule o metabolismo fazendo refeições e lanches de três em três horas – conheça alimentos que turbinam a sua atividade metabólica (http://www.portalvital.com/saude/alimentacao-e-dieta/conheca-os-alimentos-que-vao-turbinar-seu-metabolismo). Quanto ao apetite, não há outro jeito senão tentar controlá-lo ao longo do dia.


Medicamentos para o controle do diabetes (pioglitazona e rosiglitazona) e anticoncepcionais com altas dosagens de hormônio.


Efeitos: retenção de líquidos.


Dica: faça o mesmo que indicado para os corticoides.


Cuidado com as dietas

Uma última dica dos especialistas é não cair nas armadilhas das dietas. Além de não manter o seu peso ideal, você pode acabar prejudicando a sua saúde.

(Fonte: Portal Vital / Unilever)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade