Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Além das palavras...

Exemplo é tudo! Como você se comporta na frente do seu filho?

Redação Bonde
24 set 2015 às 12:23
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Muitas vezes os pais queixam-se que os filhos não escutam os seus conselhos e fazem exatamente o contrário do que dizem. Mas se esquecem que os filhos aprendem mais pelos exemplos vividos no dia a dia, do que pelos conselhos que os pais dão a toda a hora.

Viver em sociedade significa pensar no coletivo e agir acima dos próprios interesses. A base desse comportamento social é o respeito ao próximo, que deve ser ensinado desde a infância, sem nunca ser deixado de lado. E são as pequenas atitudes dos educadores que podem influenciar, de forma positiva ou negativa, a vida das crianças, sendo a psicologia dos pequenos compreendida pelo seu caráter de relacionamento com o outro e com o meio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Por isso, é preciso estar atento a cada detalhe do cotidiano infantil. Mais do que ensinar, demonstrar atitudes como ceder lugar no ônibus para pessoas mais velhas, cumprimentar o vizinho e jogar o lixo no local correto são algumas ações simples, que fazem a diferença na hora de educar um filho.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


De acordo com a psicóloga Clarissa Haddad, o modo com que os adultos se comportam interfere diretamente nas atitudes das crianças. "Se o filho vir o pai ou a mãe jogando lixo no lixo, ele automaticamente fará o mesmo. Os pequenos se espelham nos mais velhos e agem da mesma forma que eles", conclui.

Publicidade


Por isso, o que importa não são belas e sábias palavras, mas sim a forma de agir dos pais. Também não adianta os pais viverem de acordo com os valores morais aceitos, porque este fato pode encobrir mentiras, fazendo-os enganar a si mesmos a respeito de sua honestidade. O que atua sobre a criança são os fatos e não as palavras.


Veja algumas atitudes dos pais que influenciam os filhos:

Publicidade


Seja um bom exemplo


Se você grita quando derruba alguma coisa, ou xinga enquanto dirige, não espere que seu filho aja diferente. As crianças se espelham nas atitudes e comportamento dos pais em diferentes situações. Por isso, preste atenção naquilo que você faz na frente do seu filho e, quando escapar alguma falha, peça desculpas e explique porque teve aquela atitude.

Publicidade


Vencedor


Enalteça o lado positivo do esforço, explicando aos seus filhos que geralmente os maiores objetivos não são fáceis de alcançar e é preciso suar para os atingir. Mas que esse esforço faz parte do caminho, assim como a paisagem que vêm até chegar à praia faz parte do passeio. É preciso que eles percebam que a vida nem sempre é um mar de rosas, mas que devem enfrentar os obstáculos e os dias difíceis com garra e otimismo, pois fazem parte da trajetória. O importante é não desistir. Celebre as conquistas com os seus filhos.

Publicidade


Educador


"Faz o que eu digo, não faças o que eu faço" é um provérbio que não deve ser seguido pelos educadores. Os jovens aprendem muito mais com os exemplos, do que com as palavras. Se quer que o seu filho seja assíduo, aplicado, responsável, cumpridor, não invente desculpas para chegar atrasado ao emprego, não deixe aquele relatório para fazer na véspera da entrega, nem tente meter-se à má fila no trânsito. De nada adianta dizer uma coisa e fazer o contrário, pois são as ações que ficam marcadas no subconsciente dos seus filhos.


Inovador

Pais que estão abertos à mudança transmitem uma atitude de permanente descoberta aos filhos. Mostrar-se disponível para experimentar coisas novas e estar sempre disposto a aprender, são características fundamentais na escola e no trabalho. Ter pais que estão dispostos a aprender uma nova língua, pedem ajuda para descobrir novas funcionalidades no smartphone, e leem sobre assuntos diferentes, ajuda os filhos a encarem a vida como um processo de mudança e aprendizagem contínua.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade