Horóscopo chinês: conheça as características dos elementos dos signos

por Caroline Knup* - Estagiária
   

O horóscopo chinês, além de ser formado por 12 signos, conta com cinco elementos cósmicos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. Em conjunto, esses elementos formam um ciclo contínuo de transformação: a Madeira é regida pela Terra; a Terra retém a Água; a Água é responsável por apagar o Fogo; o Fogo funde o Metal e o Metal corta a Madeira.

iStock

De acordo com a astrologia chinesa, os cinco elementos definem um equilíbrio universal. Assim, como os elementos são controlados e inibidos por outros, todos possuem forças e fraquezas em pesos iguais. A tradição aponta que essa sucessão de eventos com os cinco elementos determina a personalidade e o acontecimento na vida das pessoas.

LEIA MAIS

Ano Novo Chinês: saiba como descobrir seu signo e o que significa

Para descobrir qual o seu elemento, é preciso verificar qual o último número do ano em que se nasceu. Veja:

• Anos terminados em 0 e 1: Metal

• Anos terminados em 2 e 3: Água

• Anos terminados em 4 e 5: Madeira

• Anos terminados em 6 e 7: Fogo

• Anos terminados em 8 e 9: Terra

Além disso, cada elemento possui seus signos fixos, sendo que as características dos fixos são somadas às forças do elemento que agia no momento do nascimento. Exemplo: um Galo Madeira traz consigo personalidade de Madeira e Metal. Veja:

• Madeira: Tigre, Coelho e Dragão

• Fogo: Cobra e Cavalo

• Terra: Boi, Cabra e Cachorro

• Metal: Macaco e Galo

• Água: Rato e Porco

Para saber mais sobre suas características de acordo com o horóscopo chinês, confira as personalidades conferidas a cada elemento:

Madeira

Pessoas nascidas sob a regência do elemento Madeira têm características relacionadas à inovação, como criatividade e mente expansionista. Versátil e prático, é idealista e tem tendências ao egoísmo e à inconstância.

Fogo

O Fogo designa paixão, criatividade e emoção. Assim, nascidos sob a regência desse elemento são pessoas decididas e confiantes. Além disso, têm tendências ao radicalismo e à impulsividade.

Terra

Quem nasce sob a regência de Terra tem fortes tendências ao equilíbrio e à estabilidade. Cauteloso e prudente, as pessoas desse elemento não costumam apostar muito na criatividade e gostam de uma rotina pré-estabelecida.

Metal

Pessoas do elemento Metal se veem como autossuficientes, determinadas e ambiciosas. Sempre com um foco definido, os nascidos sob a regência de Metal podem ter tendências ao individualismo e à melancolia.

Água

Água designa pessoas comunicativas e sensíveis. Os nascidos sob a regência do elemento são simpáticos e flexíveis, mas podem ter problemas ao tenderem à indiferença e à insegurança.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.