Livro ‘Cozinha do Pioneiro’ valoriza os sabores e memórias de Ibiporã

por Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
   
Prefeitura de Ibiporã

Projeto registrou em vídeos e em livro a riqueza de histórias e receitas de várias famílias tradicionais de Ibiporã. Versão gratuita do livro em PDF será disponibilizada em breve. 22 vídeos já foram lançados

Com o objetivo de registrar e valorizar a cultura dos vários povos que formaram o Município de Ibiporã, por meio da comida e dos hábitos que as famílias trouxeram de seus locais de origem, a equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SMCT) e do Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI), com o apoio do Museu do Café de Ibiporã, acaba de lançar o livro Cozinha do Pioneiro - Sabores e Riquezas de Ibiporã.

A realização é da Prefeitura de Ibiporã e o trabalho faz parte do Projeto de Recuperação da Memória do Município, que desde 2008 vem desenvolvendo vários programas de preservação da memória e da história local e já produziu 12 livros impressos, além de mais de 60 filmes e documentários em DVD. Somente dos últimos três projetos, foram lançados 55 vídeos: Circuito das Capelas (23), Circuito das Capelas II - Igrejas Evangélicas Históricas (10) e Cozinha do Pioneiro (22).

O livro Cozinha do Pioneiro reúne em 180 páginas trechos e fotografias das 22 gravações feitas com as famílias, as entrevistas com cada uma (ver a relação abaixo), além de um trabalho de pesquisa iniciado em 2017, com foco na gastronomia regional e na preservação deste importante patrimônio cultural de Ibiporã: a comida e os hábitos que os pioneiros trouxeram de seus locais de origem.

"As receitas foram divididas entre caipiras (brasileiras), mineiras, japonesas, árabes e italianas, que concentram a maior parte das famílias que se fixaram no Município e dessa forma demarcam também a sua tradição. Mas tivemos também receitas de origem búlgara, pois há vários descendentes em Ibiporã, além de alemã e francesa”, explica o coordenador do projeto e editor do livro, Jaime Kaster.

A apresentação formal e entrega de exemplares a algumas famílias - representando toda a comunidade - foi feita no último dia 29 de dezembro, pelo ex-prefeito João Coloniezi e pelo ex-secretário municipal de Cultura, Agnaldo Adélio, em um ato restrito na sede da SMCT.

"Dedicamos este projeto à nossa população e agradecemos a todos os pioneiros e seus familiares que dedicaram um pouco do seu tempo para preparar essas receitas e deixaram registrados belos depoimentos”, disse na ocasião o prefeito João Coloniezi. Agnaldo parabenizou a equipe de produção e destacou que "além de resgatar a cultura, o projeto também visa promover o turismo, divulgando a gastronomia e pratos típicos locais.”

O livro e os 22 vídeos com as receitas dos pioneiros foram produzidos e editados por servidores da própria Secretaria de Cultura e do Museu Histórico. A maior parte das gravações foi feita no ano passado e todas já estão disponíveis nos canais de vídeo da Secretaria de Cultura e Turismo no Youtube (//www.youtube.com/fcibipora) e no Facebook (https://www.facebook.com/fundacaoculturaldeibipora). Agradecemos a todos os que participaram, colaboraram e prestigiaram o projeto, compartilhando vídeos, receitas e informações.

DISTRIBUIÇÃO E VERSÃO DIGITAL GRATUITA - A distribuição do livro será dirigida e feita a partir de fevereiro - à imprensa, aos representantes dos municípios, às escolas públicas e particulares de Ibiporã, aos museus, universidades, entidades de classe e órgãos ligados à cultura, à memória e ao turismo.

Mas buscando democratizar o acesso a todo o público, o livro também estará disponível gratuitamente para download, na versão digital em PDF, no site da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (culturaeturismo.ibipora.pr.gov.br) a partir de fevereiro de 2021.

"Cozinha do Pioneiro - Sabores e Riquezas de Ibiporã"

Projeto de recuperação da memória, de preservação do patrimônio cultural e divulgação turística do Município - Ibiporã (PR) - 2020

Realização: Prefeitura de Ibiporã

Produção: Museu Histórico e de Artes de Ibiporã (MHAI)/ Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Conteúdo relacionado: