Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Deixando Legados

Moradora de Londrina cria coleção de livros infantis para ensinar sobre diversidade e inclusão

Caroline Knup - Estagiária*
27 jun 2020 às 14:25
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Inspirada pelo nascimento antecipado do filho Enzo, de 9 anos, Viviane Bettoni deu início ao 'Deixando Legados'. "O projeto faz parte de um conjunto de atividades que defini realizar como propósito de vida. Esse propósito foi ressaltado a partir do nascimento prematuro do meu filho Enzo, aos seis meses de gestação. Ali já senti que tinha um propósito a seguir”, conta Viviane.

De acordo com a mãe, o menino apresentou dificuldades motoras enquanto crescia e, desse modo, médicos diagnosticaram que o menino tinha uma lesão cerebral na área do equilíbrio, conhecida como paralisia cerebral. A partir desse momento, Viviane conta que sua vida mudou completamente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Aos três anos, Enzo entrou na escola, o que foi um desafio para ele e para os pais. "Tive medo de ele não ser aceito pelas crianças, ou separado por elas. Porém, tive uma grata surpresa: a recepção por elas foi maravilhosa, me demonstrando que crianças pequenas (em idade escolar inicial, principalmente) não diferenciavam e não discriminavam mesmo tendo um modo diferente de andar e de brincar com o Enzo”, explica a mãe.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Por estar tão próxima da escola devido ao desenvolvimento do filho, Viviane notou que a nova geração de crianças estava desenvolvendo novos comportamentos e, à medida que cresciam, surgiam os questionamentos sobre as diferenças. "A própria escola vinha recebendo crianças com síndromes, transtornos, deficiências e dificuldades diversas. [...] Ali tive certeza que precisava iniciar algo que fosse realmente útil para o desenvolvimento pessoal das crianças e das pessoas ao redor”, conta Viviane. E assim surgiu a ideia do Projeto Deixando Legados.

Publicidade


O projeto é composto por livros infantis escritos pela mãe de Enzo, que aborda os novos comportamentos infantis de modo que as crianças reflitam sobre as diferenças, com o intuito de criar um futuro melhor, de "deixar um legado para a vida”.


Até o momento, o projeto conta com seis histórias e Viviane conta que, em uma delas, recebeu grande participação de Enzo na definição de ideias e do contexto. "São histórias que trabalham esses novos comportamentos diante da família e até mesmo da escola de maneira lúdica, o que permite amplas possibilidades de trabalho. A única finalidade é formar crianças críticas de um mundo melhor”, explica a mãe de Enzo.

Publicidade


Viviane conta ainda que as histórias permitem que pais e professores trabalhem questões sobre inclusão de maneira natural, para que as crianças cresçam sabendo respeitar as diferenças, sendo mais tolerantes e buscando perceber o que há de bom em cada situação difícil.


"Saber que por meio das histórias poderei contribuir para esse desenvolvimento realmente humano, que poderá trazer novos frutos para o meio em que vivemos, traz uma satisfação imensurável para mim”, declara.


Para a publicação dos seis livros do Projeto Deixando Legados, que compõem a Coletânea Jornadas Incríveis, Viviane precisa de auxílio. Todas as doações serão destinadas à editoração e à publicação das histórias. Para ajudar, basta clicar aqui e contribuir com qualquer valor. "Toda ajuda será muito bem-vinda e me levará a contribuir com a formação de crianças mais tolerantes e humanas”, finaliza Viviane Bettoni.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade