Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
E adolescentes

MPPR orienta sobre autorização de viagem para crianças e adolescentes

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 abr 2019 às 14:19
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Ministério Público do Paraná, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Infrações Penais contra Crianças, Adolescentes e Idosos de Curitiba, emitiu nesta quarta-feira (24), recomendação administrativa relacionada às autorizações de viagem para crianças e adolescentes. Em razão de mudança recente na legislação, o documento esclarece os casos em que a autorização é necessária.


Crianças e adolescentes com menos de 16 anos só precisam de autorização judicial (ou seja, emitida por um juiz) quando viajarem sem a companhia de pessoa maior de 18 anos. Não é necessária a autorização, entretanto, quando a viagem for para comarca vizinha, no mesmo estado ou na mesma região metropolitana. Também não é preciso autorização quando a criança ou adolescente menor de 16 anos viaja acompanhada de pais, tios (maiores de 18 anos), avós, bisavós, trisavós ou irmãos (maiores de 18 anos) – nesses casos, o parentesco deve ser comprovado pelos documentos pessoais dos viajantes. Tanto as crianças e adolescentes quanto os acompanhantes devem sempre portar documento oficial de identificação com fotografia e validade em todo o território nacional.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Autorização dos pais – Quando a criança ou adolescente viaja acompanhada de outra pessoa (não parente) maior de 18 anos, basta uma autorização particular com firma reconhecida em cartório, sem necessidade de se recorrer a um juiz. É o caso, por exemplo, de crianças e adolescentes que viajam com clubes, associações, escolas ou academias, com um adulto responsável (técnico ou professor, por exemplo). Não é preciso solicitar autorização judicial, é suficiente uma autorização dos pais ou responsáveis com firma reconhecida em cartório, na qual constem a identificação da criança/adolescente e do acompanhante maior de 18 anos, com previsão das datas de ida e volta, destino, meio de transporte e objetivo da viagem.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista

A recomendação orienta para que as instituições que promovem viagens (clubes, escolas, associações ou academias) tenham um modelo padronizado de autorização, com todos os dados necessários, para fornecerem aos pais ou responsáveis. Cabe a quem transporta controlar o embarque, verificando a documentação dos viajantes. Caso faltem os documentos ou haja dúvida quanto à sua autenticidade, o embarque não deverá ser permitido, sob pena de multa de três a vinte salários mínimos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade