Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pai que é pai

Nove dicas para participar mais da vida do seu filho e se tornar um paizão

Redação Bonde
11 set 2015 às 11:06
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Pais conscientes e modernos são aqueles que se preocupam - e se empenham - para exercer a paternidade no seu sentido mais amplo. Sem essa de que certas atribuições são exclusivas das mães: hoje, pai que é pai de verdade participa de tudo, dos cuidados com o bebê, faz dormir, leva ao médico, à creche, à escola, brinca, passeia e educa.

Se você está esperando um filho, ou se ele acaba de chegar, e você não sabe exatamente como agir para ser um bom pai, fique ligado nessa lista com nove dicas feitas pelo site BabyCenter Brasil. As orientações foram adaptadas do livro "Throwaway Dads", de Ross D. Parke e Armin A. Brott. Confira:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1. Participe mais

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Se você não compreender que precisa tomar a iniciativa, nunca conseguirá assumir as responsabilidades que tanto deseja e que o bebê merece. Não deixe que se torne normal aquela famosa cena de sua mulher arrancando a criança do seu colo quando ela chora ou faz cocô. Repita o mantra "Eu consigo fazer isso" ou "Tenho que treinar isso" até virar algo totalmente natural. Mas também aprenda a engolir o orgulho e a pedir ajuda para a mamãe quando necessário. Pessoas diferentes têm perspectivas diferentes diante da mesma situação, e a opinião e o jeito de cada um de vocês só tornará a parceira nas tarefas melhor e mais fácil. Ambos podem ajudar em determinado momento.

Publicidade


2. Corra atrás


Esqueça aquele derrotismo de assumir que a mãe do bebê sabe mais do que você. Se ela parece ter mais jeito, foi porque aprendeu em algum lugar e com alguém, assim como todas as pessoas. Não há mágica. Para você melhorar como pai, precisa praticar tudo aquilo que hoje lhe dá vontade de mandar para bem longe.

Publicidade


3. Confie no seu taco


Você e sua parceira interagem de formas distintas com o bebê. Os homens geralmente gostam das atividades físicas e das que envolvem gasto de energia; já as mulheres tendem a curtir as atividades mais sociais e emotivas. Tanto um jeito como outro são fundamentais para o desenvolvimento de uma criança. Nunca deixe que lhe digam que lutar, pular na cama e apostar corrida são partes menos importantes da criação de vínculos com seus filhos. Isso inclui até o amor pelo futebol.

Publicidade


As atividades "trogloditas" que os papais tanto gostam ensinam lições valiosas para o resto da vida. Filhos com pais fisicamente ativos tendem a superar o desempenho dos demais na escola, tornam-se mais sociais e têm menos chance de se envolver com drogas, álcool e atividades criminais. Estar por perto é o que vale.


4. Cultive o ombro amigo

Publicidade


Interação física com o seu filho é, sem dúvida, prazerosa, mas envolvimento emocional é crítico para a relação entre vocês. Crie o hábito de conversar, fazer perguntas, explicar e ouvir desde que o bebê é pequeno. Enquanto ele não fala, tenha certeza de que escuta com muita atenção tudo o que sai da sua boca.


5. Seja principal, não coadjuvante

Publicidade


Apesar de ainda persistir na cabeça de algumas pessoas o velho conceito de que pai é auxiliar e não participante ativo da criação dos filhos, saiba que esse modelo está ultrapassado por um bom motivo. Ele simplesmente não funciona. Com as mulheres trabalhando fora, os homens agora têm cada vez mais responsabilidade compartilhada nos afazeres domésticos e na educação dos filhos. Pode dar mais trabalho, mas também acaba desenvolvendo relacionamentos mais fortes com as crianças.


6. Esteja disponível

Publicidade


Para ser um pai presente, envolva-se nas decisões que afetam os seus filhos. Se você deixar tudo nas mãos da mamãe, perderá os pequenos momentos que dão significado à vida da criança.


Sem participar das tarefas, rotinas e atividades que constroem a infância, você não conhecerá seu filho com o grau de intimidade e as nuances que são fundamentais para se tornar um paizão.


7. Demonstre respeito pela parceira


Ser um pai presente tem a ver com o reconhecimento de que sua mulher é também um alicerce da família. Respeite e apoie as decisões dela na sua ausência.


8. Expresse frustrações


Você tem que deixar claro para a sua parceira se as coisas não andarem bem quanto à divisão de tarefas. Se ela relutar em dar mais espaço para você com o bebê, insista, mas não arranje briga. Geralmente demora um pouco para que os homens convençam as mulheres de que são competentes e motivados para cuidar dos filhos.


9. Conheça os seus direitos no caso de divórcio


Se acontecer um divórcio, mantenha-se como parte importante da vida de seus filhos. Faça contato pessoal, telefônico. Esteja presente como se não houvesse barreiras físicas. Aproveite muito mais cada segundo que tiver com as crianças.

Informe-se sobre os seus direitos na guarda compartilhada dos filhos e deixe claro desde o começo que você quer continuar a ser o pai tanto quanto ela quer continuar a ser a mãe. Só não use filhos como instrumento de manipulação. Os pais precisam cooperar em nome do bem-estar das crianças. (Fonte: BabyCenter Brasil)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade