Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Eternos namorados

O clima esfriou? Veja como manter o relacionamento em alta o ano todo

Redação Bonde
15 jun 2015 às 10:46
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Dia dos Namorados passou e, para a maioria dos casais, manter o relacionamento feliz no restante do ano é um grande desafio. Estudos indicam que pessoas satisfeitas com seus relacionamentos são mais felizes, possuem menos problemas de saúde, lidam melhor com o estresse e vivem mais. Inspirada nos estudos do psicólogo dominicano John Gottman, a SBCoaching listou sete dicas para que os casais mantenham o clima de romance e uma relação saudável todos os dias:

Conheça o mapa do amor do seu parceiro. Casais emocionalmente inteligentes conhecem o universo um do outro. Eles possuem um "mapa do amor" do parceiro ou da parceira, isto é, conhecem seus gostos, preferências, objetivos, valores, visão de mundo, anseios, temores e esperanças. Como as pessoas mudam, eles estão sempre atualizando esses mapas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Cultive diariamente o afeto e a admiração. O ponto de partida de um relacionamento gratificante é a crença de que seu companheiro é digno de respeito e de admiração. Sem isso, não há motivação para mudanças e melhorias – e, muitas vezes, não há nem sequer motivação para permanecer juntos.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Volte-se para o outro. Nos relacionamentos, costumamos fazer "lances" pela atenção do outro, como por exemplo: um sorriso, um convite para partilhar algo, uma "indireta" (um elogio, um cumprimento, um gesto de reconhecimento), até propostas mais explícitas ("faz tempo que a gente não sai para jantar..."). Voltar-se para o outro significa ficar atento aos "lances" do parceiro e responder a eles o quanto antes. Quanto mais lances são respondidos, mais afeto o casal acumula.

Publicidade


Resolva os problemas que podem ser resolvidos. Tudo aquilo que pode ser resolvido deve ser solucionado o quanto antes, a fim de evitar o desgaste desnecessário. Se o casal não consegue negociar e comprometer-se até mesmo para a resolução de questões menores, como irá administrar os conflitos perpétuos?


Saia da trincheira. Os conflitos 'eternos' podem levar os parceiros a se entrincheirar em suas posições, uma vez que a base desses conflitos são sonhos (nem sempre expressos claramente) e valores do indivíduo. O segredo para sair da trincheira é entender e honrar o sonho do outro (o que não é o mesmo que compartilhar). Os conflitos perpétuos nunca – ou raramente – são resolvidos. Porém, ao honrar o sonho um do outro, o casal abre caminho para poder administrá-los de maneira que controle e repare os danos ao relacionamento.

Publicidade


Compartilhe significados. O significado compartilhado é um aspecto crucial para a saúde, a longevidade e a qualidade da relação. É daí que vêm as expectativas positivas e o estímulo para a construção de um futuro a dois. Quanto mais significados o casal compartilhar (e quanto maior for a frequência com que isso é feito), mais profundo, enriquecedor e gratificante será o relacionamento. Para criar e compartilhar significados, é necessário trabalhar a conexão e o projeto de vida em comum do casal.


"Estas dicas não valem só para quem está namorando. Um casal feliz, mesmo casado, mantém sempre vivo o espírito de namorados", lembra Flora Vitória, vice-presidente da SBCoaching. "Prepare uma surpresa, marque um jantar, dê um presente que irá fazer seu companheiro feliz. Um casal duradouro não vive bem só em datas especiais, mas sabe aproveitá-las sempre da melhor maneira possível", destaca a especialista.

*A Sociedade Brasileira de Coaching é o maior centro de referência e excelência desse processo no mercado, sendo a única a possuir cursos com metodologia exclusiva, reconhecida nacional e internacionalmente.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade