Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Hiperconexão

Orkut aposta em 5 fatores para construir redes sociais mais saudáveis

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
13 fev 2020 às 09:29
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Vivemos na era da hiperconexão. Assim, a tecnologia que deveria melhorar a vida, criar conexões, empatia, tolerância e acolhimento às diferenças virou um espaço de autopromoção e de compartilhamento de momentos não autênticos.

O resultado são milhões de pessoas conversando entre si, mas sem se entender, com dificuldades de compartilhar experiências e opiniões pessoais pelo medo do julgamento, da rejeição e da cultura do cancelamento. A hiperconectividade nos presenteia com a solidão e a tristeza.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


As redes sociais têm o poder de mudar o mundo já que dentro desse universo pessoas se conhecem, apaixonam, casam e defendem causas. A mudança desse espaço depende de quem cria dia a dia as narrativas dentro dos ambientes virtuais, ou seja, os usuários.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Para essa mudança acontecer é preciso resgatar super poderes esquecidos e desbloquear um potencial oculto. Você está pronto para desvendá-los? De acordo com Orkut Buyukkoten, engenheiro fundador da rede social Orkut, existem cinco fatores que podem transformar a convivência nas redes sociais em algo mais saudável para os usuários. Veja:

Publicidade


Gentileza


Praticar a gentileza nas redes sociais pode ser desafiador, afinal não é fácil ser confrontado com ódio, raiva e rejeição e responder com gentileza e um sorriso no rosto, mas é saudável.

Publicidade


Ser gentil nas redes sociais é estar ciente não apenas dos próprios problemas, mas de todos que estão à volta. Além disso, é preciso ser empáticos, como por exemplo, não dar ghosting em alguém e, de repente, sem nenhum aviso desaparecer sem comunicar o motivo claro da interrupção do contato.


A gentileza vem do cuidado de um com o outro, do respeito de um ao outro. A bondade nunca é desperdiçada, pois é capaz de abrir portas, construir pontes, derreter corações e trazer felicidade.

Publicidade


Autenticidade


As redes sociais condicionam as pessoas a se compararem a todo momento com os amigos virtuais e, assim, muitas sentem que nunca são boas, inteligentes, atraentes ou dignos de amor o suficiente. Entretanto, Orkut afirma que toda pessoa é um micro-universo e uma das coisas mais interessantes das mídias sociais é poder explorar o universo do outro e encontrar as pequenas coisas que o torna especial e único. "Estamos acostumados a nos comportar de acordo com as tendências, mas nossas diferenças nos dá individualidade e personalidade. Não tenha medo, as pessoas reais amarão o seu verdadeiro eu. Por que você gostaria de ser outra pessoa?, questiona o engenheiro.

Publicidade


Expressão


Quando jovens, muitos não têm medo de expressar seus sentimentos, mas com o passar do tempo desenvolvem a necessidade de agradar ao outro e, assim, deixam de ouvir os corações. "Passamos a medir o amor, respeito e valor pelos números de seguidores e curtidas que recebemos. Nossas melhores conexões são nossas comunidades e elas provêm das conversas que temos e das experiências que compartilhamos uns com os outros no mundo real. À medida que passamos mais tempo online nas mídias sociais, estamos gastando cada vez menos tempo realmente se conectando. Nunca foi tão importante ser autêntico e nos expressar livremente online", conta.

Publicidade


Compartilhar é como se conectar. É assim que as pessoas desenvolvem confiança um com o outro e dissolvem os muros que colocam entre si. Para formar laços estreitos, construir amizades verdadeiras, encontrar amor verdadeiro, sempre expresse quem você realmente é, mesmo que isso o torne vulnerável.


Coragem

Publicidade


Os algoritmos prendem as pessoas e fazem com muitos gastem bastante tempo rolando os infinitos feeds. Hoje, a mídia social não é otimizada para promover felicidade e união e é preciso coragem para deixar de fingir ser o que não é para romper com esse ciclo e usá-la da forma mais saudável. "Precisamos assumir o que somos para criarmos conexões verdadeiras e fazermos amigos e quem sabe encontrar um grande amor. A vulnerabilidade assusta, mas é libertadora. É preciso coragem para ser quem você realmente é. O segredo da liberdade é a coragem de ser você mesmo", afirma.


Amor


Nada é tão bonito quanto o amor. "Sua maior responsabilidade é amar a si mesmo e saber que você é suficiente. Quando você se aceita como é e não tem medo de mostrar ao mundo quem você é, você se torna livre. Não importa quanto dinheiro ganhamos, não importa todos os confortos e luxos do mundo que podemos pagar, nada se aproxima dos confortos e luxos do amor. Ame-se de todo o coração. Lembre-se de que amar alguém é uma jornada. Cada jornada é diferente", indica o engenheiro.

A tecnologia deve conectar as pessoas e não dividir. As redes sociais devem se basear em nos interesses comuns, em paixões compartilhadas, não na autopromoção. Eles devem nos ajudar a conectar-se no mundo real, cara a cara. Quero conectar o mundo da maneira certa e, portanto, na Hello Network você pode ser você, não quem você pensa que deveria ser ou que o mundo gostaria de ver. Quero celebrar suas diferenças, não escondê-las!


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade