Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Dona Zulmira

Paciente mais idosa operada na Santa Casa de Londrina tem 109 anos

Micaela Orikasa - Grupo Folha
06 out 2020 às 08:39
- Isaac Fontana/Framephoto/Folhapress
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Bastaram cinco minutos de conversa com Zulmira Rosa de Sousa para entender como ela cativou toda a equipe que a atendeu na Santa Casa de Londrina. A fala simples, acompanhada a todo momento de um sorriso largo, é contagiante.


O fato mais surpreendente, porém, é olhar para esta senhora de pequeno porte e imaginar que ela completou 109 anos no dia 13 de julho. Mais impressionante ainda é saber que ela acaba de passar por uma cirurgia para implante intramedular de haste após ter fraturado o osso proximal do fêmur, do lado esquerdo, ao escorregar no chão úmido de casa. Sua recuperação anima a equipe médica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Como a história de dona Zulmira já envolve uma série de curiosidades, aqui vai outra: ela é a paciente mais idosa a ser operada na Santa Casa de Londrina em todos os 76 anos de serviços em saúde prestados à comunidade de Londrina e região.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


"Eu já tinha atendido pessoas com mais de 100 anos, mas ela bateu o recorde. Biologicamente, ela tem muito menos do que 109 anos e está muito melhor que outras pessoas de 80 anos, por exemplo, que operamos aqui. E a recuperação dela foi dentro do previsto”, comenta o médico ortopedista e traumatologista Vanderlei Montemor Bernardo.


Ele cita que buscou algumas referências sobre cirurgias do fêmur realizadas em pacientes nesta faixa de idade, mas o mais próximo que encontrou foi um paciente de 101 anos. "O caso da Zulmira é uma exceção”, diz. A cirurgia ocorreu no dia 14 de setembro e ela teve alta 48 horas depois.

Saiba mais sobre a dona Zulmira na Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade