Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saúde da mulher

Período fértil: tire todas as suas dúvidas sobre ovulação

Redação Bonde
22 jan 2015 às 10:48
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A ovulação é um processo natural no ciclo menstrual de qualquer mulher. É nele que o folículo ovariano é rompido, liberando o óvulo para que encontre o espermatozoide e ocorra a fecundação. Algumas mulheres relatam maior sensibilidade aos odores e desejo sexual nos dias que antecedem a ovulação.

Pesquisas recentes da Universidade Estadual de Nova York apontam, ainda, que durante a ovulação a mulher fica com a voz mais sexy. No entanto, os especialistas alertam que nem sempre esses sinais são percebidos por todas as mulheres.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A Revista Mulher listou as principais dúvidas que as mulheres têm sobre a ovulação e ouvoi especialistas em busca de respostas. Confira:

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


1. Quando começo a ovular? Existem sintomas físicos que demonstrem que estou ovulando?

Publicidade


O ciclo menstrual de uma mulher começa no primeiro dia em que ela menstrua e vai até o último dia antes da próxima menstruação.


Em mulheres com ciclos regulares de 28 dias, a ovulação ocorre entre o 11º e 15º dia antes de cada menstruação.

Publicidade


Se o ciclo for de 35 dias, irá ovular no 21º dia do ciclo (35 menos 14). Se for de 21 dias, será no 7º dia do ciclo (21 menos 14) e assim por diante.


Você pode ficar atenta a algumas transformações no seu corpo durante esse período. "É comum durante a ovulação as mulheres se queixarem de uma dor abdominal, semelhante à cólica, provocada pela distensão do folículo na hora de eliminar o óvulo.

Publicidade


Nessa fase, ela também produz e elimina um muco vaginal transparente, com aspecto de clara de ovo.", explica Márcio Coslovsk, diretor médico do Centro de Medicina Reprodutiva Huntington.


2. Minha menstruação é irregular. Existem testes e métodos mais precisos para determinar a ovulação?

Publicidade


Nos dias de hoje existem métodos fiéis para determinar o dia exato da ovulação. Entre eles está a ecografia, que tem como função medir o aumento do hormônio LH na urina e a progesterona no sangue.


Mas a técnica mais precisa é o ultrassom transvaginal, pois mostra o folículo crescendo e se rompendo. E há exames mais simples, que podem ser comprados na farmácia. "Eles funcionam como os de gravidez, mas os tracinhos indicam o pico de produção do LH que antecede a ovulação", explica.

Publicidade


Quando o teste der positivo e o casal estiver querendo engravidar, ele deve ter relações nesse mesmo dia ou no dia seguinte, já que a ovulação, nesse teste, é prevista com uma antecipação máxima de dois dias, mas eles não são totalmente precisos.


3.Quantos dias após a ovulação é meu período fértil? Por que nessa fase a probabilidade de gravidez é maior?

Publicidade


Segundo o médico, o período fértil começa um dia antes da ovulação e dura até quatro dias depois. "Se durante o período fértil a mulher tiver relação sexual com um homem, a probabilidade de gravidez é de 15 a 18% ao mês. Se o casal mantiver relações sem proteção, as chances aumentam para 90% ao ano", afirma o especialista.


4. Se eu ficar sem sexo durante os dias que estou ovulando, eu não engravido?


Conhecido como método da tabelinha, no entanto a chances de erros são muito grandes, pois só é eficaz se houver certeza dos dias férteis.


A ginecologista Nilka Donadio afirma que "o ciclo da mulher pode apresentar alterações em função de medicamentos, ansiedade, viagens e, por isso, o período fértil pode se alterar".


Pensando desse modo, então a melhor solução é se abster de relações durante todo o período. Certo? Errado. "Os espermatozoides ficam viáveis por uma média de dois dias no trato genital da mulher. Ou seja, se a mulher tiver relação sexual hoje, mas só ovular depois de amanhã, mesmo assim existe risco de gravidez, e se ela ovular hoje e só tiver relação daqui a dois ou três dias também pode engravidar", esclarece a especialista.


5. O que é o método de ovulação Billings? Ele é eficaz?


Considerado uma forma de planejamento familiar natural, na qual a mulher previne a gravidez através da observação de seu muco vaginal. Quando ele começa a ficar aquoso e semelhante à clara de ovo, a mulher está em seu período fértil.


Por isso, recomenda-se que ela não tenha relações sexuais quatro dias antes e quatro dias depois desse dia. No entanto, as possibilidades de falha são grandes. E não há proteção contra doenças sexualmente transmissíveis.


6. Após parar de tomar a pílula, quanto tempo levo para engravidar?


Não há relação direta entre o fim da pílula e a gravidez, de acordo com os especialistas.
"Existem mulheres que engravidam na primeira tentativa pós-pílula e, nesses casos, a chance de gravidez de gêmeos é maior", revela Márcio.


No entanto, segundo Nilka, as mulheres que usam anticoncepcional injetável trimestral podem demorar até seis meses para voltarem a menstruar e ovular. E ela esclarece: "É normal um casal sem nenhum problema para engravidar demorar até 18 meses para que isso aconteça".


7. Quando eu tomo pílula eu não ovulo? Isso traz consequências para mim?


Grande parte dos anticoncepcionais à base de hormônios inibem a ovulação. É o caso das pílulas anticoncepcionais, adesivos e injeção que reproduzem os níveis hormonais do ciclo menstrual.


Porém, não há nenhum malefício no uso prolongado dos mesmos. "Ficar sem ovular por causa da pílula não traz nenhum problema. Trata-se de um método transitório. Quando a mulher deixa de tomar a pílula, ela volta a ovular.


Só havia conseqüências no passado, quando a pílula possuía altíssima dosagem hormonal e se recomendava que as mulheres dessem um intervalo em seu uso. Hoje, esses intervalos não são mais necessários", argumenta Márcio.


8. Existe hiperovulação? Quais as implicações?


A hiperovulação pode ocorrer nos extremos (no começo da adolescência e depois dos 40 anos) da vida reprodutiva, ainda que não seja comum.


A única implicação é que o fenômeno aumenta a incidência de gravidez de gêmeos. No entanto, alguns medicamentos desencadeiam a hiperovulação e, nesses casos, ela pode ser perigosa.


"Alguns remédios para engravidar podem provocar o desenvolvimento de vários óvulos no ovário causando problemas graves", afirma Nilka.


9. Tenho ovário policístico. Não tenho ovulação? Como faço para engravidar?


A Síndrome dos Ovários Policísticos é uma disfunção que atinge cerca de 10% das mulheres em idade fértil e é caracterizada pela produção de cistos nos ovários que levam à ovulação irregular.


Nestes casos, geralmente o intervalo de uma menstruação e outra pode variar de 45 dias a três meses, ou ocorrer a ausência da mesma, dificultando a gravidez. São sintomas da disfunção: aumento de pelos no rosto, seios e abdômen, e sobrepeso.


"Nesses casos, o melhor a fazer para emagrecer é praticar atividade aeróbica. Se ainda sim a mulher não voltar a menstruar, será preciso a administração de remédios", explica Márcio.


Vale lembrar que os exercícios em excesso prejudicam a ovulação. "A gordura seca tanto que não permite que o ovário tenha o substrato necessário para produzir o estrogênio. Assim, a mulher deixa de ovular/menstruar e perde também os formatos feminino", adverte Márcio. Entretanto, o processo é transitório e a mulher volta a ovular quando diminui a intensidade dos exercícios.


10. Existem métodos de indução da ovulação?


Nem tudo está perdido quando a mulher não ovula e deseja engravidar. Além de comprimidos de citrato de clomifeno, bem comuns, já existem alternativas mais modernas para realizar o sonho de muitos casais em serem pais.

"As gonadotrofinas, em comprimidos ou injeção, estimulam a ovulação, mas sua administração deve ser acompanhada pelo ultra-som para evitar casos como gravidez de sêxtuplos", diz Márcio. Ele garante que se a dificuldade em engravidar for apenas devido à falta de ovulação, em alguns ciclos o problema estará resolvido. (Com informações Revista Mulher)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade