Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Para uma gestação saudável

Recomendações profissionais para uma gestação saudável

Redação Bonde com Assessoria de imprensa
25 abr 2017 às 15:00
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A gravidez, embora seja um momento carregado de bastante magia, deve ser vivenciado com muito cuidado e atenção, afinal, é um período de grandes transformações físicas e psicológicas na vida de uma mulher. Por isso, a busca por informações precisa começar já no início da gestação.

"Cuidar do corpo e principalmente da mente são elementos fundamentais para a futura mamãe ter uma gestação e um pós-parto tranquilo. Além disso, todo esse período deve ser acompanhado por um especialista. Qualquer sintoma ou sensação diferente deve ser imediatamente comunicado ao médico", alertam as enfermeiras, Luciana Marques e Natalia Modica.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para ter disposição e saúde durante os nove meses de preparação para o nascimento do bebê, as profissionais separaram cinco recomendações. Confira:

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


FAÇA O PRÉ-NATAL

Publicidade


O acompanhamento da evolução da gestação visa a promoção do cuidado da saúde da mulher e de seu bebê até que o parto ocorra. Durante as consultas é possível acompanhar o desenvolvimento do feto e, caso haja algum problema, detectá-lo precocemente, aumentando as chances de detê-lo. No caso das mamães, algumas doenças como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia podem aparecer durante a gravidez, podendo trazer graves consequências, porém, esses problemas também podem ser diagnosticados e controlados no pré-natal.


SIGA UMA ALIMENTAÇÃO BALANCEADA

Publicidade


Durante a gestação busque ingerir bastante líquido e evitar frituras, sal e doces em excessos, já que esses são alimentos que favorecem a retenção de líquidos, além de dificultar o controle de peso e as repercussões do excesso de insulina para o bebê. É importante seguir uma rotina saudável e ingerir, sempre que possível, a cada três ou quatro horas alimentos de baixo valor calórico e grande valor nutricional. Converse com seu obstetra sobre a necessidade de acompanhamento nutricional.


ESTEJA EM DIA COM A CADERNETA DE VACINAS

Publicidade


É recomendado estar em dia com as vacinas contra rubéola, sarampo, coqueluxe, hepatite B e tétano. As três últimas podem ser feitas na gravidez. A vacina contra influenza também é importante. Existem períodos certos para a vacinação, sendo necessário, portanto, seguir orientação médica.


PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS

Publicidade


Exercício na gravidez não é só bem-vindo, mas também importantíssimo, pois o corpo em movimento libera endorfina que traz sensação de bem-estar, além de diminuir a prisão de ventre, o estresse, a fadiga, as dores nas costas, o risco de hipertensão, de doenças do coração e a diabetes. Dentre as recomendações estão caminhadas, pilates e hidroginástica. É importante frisar que as atividades físicas não são recomendadas para mulheres que possuam risco de trabalho de parto prematuro, doenças cardíacas ou pulmonares com importante restrição de movimentação, insuficiência istmocervical e sangramento via vaginal ativo.


DESCANSE

Dormir com qualidade e programar descansos ao longo do dia são fundamentais para uma boa gestação. Utilize colchão adequado e travesseiro que não force muito a região cervical. Sempre que possível, no meio da manhã e da tarde, deite de 10 a 15 minutos mantendo as pernas elevadas. Algumas técnicas de relaxamento como Ioga, alongamentos e massagens também são boas opções, pois contribuem para a redução do estresse e colaboram tanto para uma boa noite de sono, quanto para uma boa evolução da gravidez.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade