Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Vença a crise

Saiba como fazer um planejamento financeiro eficiente para vencer a crise

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
12 fev 2020 às 09:57
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Você sabe como fazer um planejamento financeiro? Se a sua resposta for negativa, saiba que está entre a maioria. Contudo, a falta de conhecimento sobre o assunto pode atrapalhar na conquista de objetivos assim como trazer dívidas a longo prazo.

O país vive hoje um momento difícil na economia, de lenta recuperação econômica e o desemprego ainda assola pelo menos 12 milhões de pessoas. Por isso, é fundamental, mais do que nunca, um planejamento financeiro. A ideia é importante para sobreviver a tempos de crise e poder realizar sonhos como o da casa própria, carro, viagem e uma vida melhor.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Com as finanças organizadas, é possível definir estratégias para tomar decisões mais assertivas e usar ferramentas que ajudem o alcance das metas mais rapidamente, de acordo com as necessidades e perfil de cada pessoa.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Confira algumas dicas importantes postadas no blog da Sato Leilões para colocar as finanças em ordem. Veja:

Publicidade


Defina seus objetivos


As metas e objetivos – de curto, médio e longo prazo –, além de dar um "norte” e foco ao direcionamento do seu dinheiro, funcionam como um medidor de resultados periódicos.

Publicidade


Contudo, na hora de determiná-los é preciso ser realista, até mesmo para não desanimar. Se você acredita que terá um rendimento de 15% ao ano em um investimento, considere que ganhará apenas 13%, por exemplo. Afinal, problemas como a queda da taxa de juros, por exemplo, podem acontecer facilmente.


Anote todas as suas despesas e receitas

Publicidade


Além de definir os objetivos, mais um passo importante de como fazer um planejamento financeiro é acompanhar todas as despesas e receitas. E isso inclui tudo mesmo! Até mesmo aquele cafezinho comprado depois do almoço. Isso porque, no final, os pequenos gastos também fazem uma diferença enorme no orçamento.


Depois de ter essas informações em mãos, é o momento de analisar e ver o que é supérfluo e inutilizado e que pode ser cortado. Por exemplo, muita gente paga mensalidade de televisão por assinatura e quase não usa o serviço. Há aqueles também que fecham pacotes na academia e nunca aparecem por lá! Portanto, faça um levantamento e veja o que realmente vale a pena para você.

Publicidade


Aprenda a investir


Mesmo com o país em crise, é possível aproveitar várias oportunidades para investir e até mesmo enriquecer. No entanto, poucas pessoas se preparam e estudam sobre o mercado financeiro o suficiente para obter bons resultados. Portanto, faça cursos, leia notícias atuais e busque grupos de pessoas para trocar informações.

Publicidade


Além disso, pesquise e entenda o seu perfil de investidor – conservador, moderado ou agressivo -, além, é claro, de considerar a sua probabilidade de correr riscos. Outra dica importante é diversificar a carteira de investimentos para aproveitar oportunidades de ganhos variados, garantir uma melhor rentabilidade e maior segurança no seu capital.


Monte uma reserva de emergência

Publicidade


Não dá para prever o futuro e, por isso, um fundo de reserva pode ser a salvação para aqueles gastos não esperados, como uma doença que demande medicamentos caros, problemas com o carro ou perda de emprego.


Para isso, basta priorizar de forma mais inteligente o seu dinheiro, cortando despesas desnecessárias para começar a poupar. É interessante também determinar um valor fixo ou um percentual do seu salário para guardar todos os meses. Mesmo que o valor seja pequeno, ao final de um ano você terá um bom montante guardado e que pode ser crucial em um momento de necessidade.

Ademais, é bom analisar se a reserva atende as suas necessidades, e ajustá-la de acordo com as suas possibilidades. Ou seja, em alguns meses guardar mais dinheiro, em outros, menos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade