Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Segurança na internet

Saiba como proteger as crianças na internet

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 mar 2019 às 17:17
- Shutterstock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Com a recente polêmica envolvendo a personagem japonesa Momo, muitos debates foram intensificados acerca da segurança das crianças na internet. Com seus olhos arregalados, a boneca aparece em vídeos infantis no YouTube.


Os dispositivos móveis podem ser grandes aliados para o desenvolvimento infantil, desde que seu uso seja supervisionado. Pensando nisso, a PlayKids, plataforma de conteúdo educativo, disponibilizou algumas dicas aos pais que querem evitar que seu filhos acessem conteúdos inapropriados disponíveis no ambiente virtual.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


1 - Converse

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


O diálogo é fundamental para que as crianças compreendam os riscos que o uso indiscriminado da internet pode oferecer. Leve em conta a idade do pequeno e busque uma abordagem que vá ao encontro da sua capacidade de compreensão.

Publicidade


É ideal que as crianças sintam-se seguras para contar quando algo que elas assistiram ou presenciaram ultrapassa os limites do que vocês conversaram juntos sobre o que é adequado ou não.


2 - Monitore

Publicidade


Nos primeiros anos de vida, os pequenos não conseguem distinguir o que é real e o que é fantasia. Portanto, tudo que é exposto às crianças pode ser compreendido por elas como realidade e por isso o monitoramento pelos pais se torna crucial, a fim de garantir que a criança só absorva o que for adequado.


3 - Estabeleça limites

Publicidade


A tecnologia pode estimular a independência, criatividade e autonomia, porém só é saudável com dosagem de tempo e sem excessos. Estabeleça um equilíbrio entre o online e o offline com jogos e brincadeiras que incentivem o diálogo e a socialização.


4 - Atente-se aos conteúdos considerados "infantis"

Publicidade


Alguns conteúdos aparentemente inofensivos disponíveis na internet podem não ser tão inofensivos assim. Frequentemente são polemizados na mídia vídeos falsos que já chegaram a fazer parte da lista de relacionados aos programas preferidos entre as crianças. Imitando até mesmo desenhos famosos, como Peppa Pig e Frozen, eles possuem materiais inapropriados para crianças, em que os personagens infantis fumam cigarros, são torturados com instrumentos de dentista e transformam pessoas em zumbis com injeções. O próprio caso da boneca Momo se configura como perigoso, principalmente por interromper vídeos infantis.


5 - Procure plataformas seguras

Os filtros de recomendação que sugerem conteúdos infantis não são suficientes. Considere ferramentas de conteúdo restrito, curado por especialistas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade