Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Veja benefícios

Saiba o que fazer para manter o cérebro ativo na 3ª idade

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
19 jul 2019 às 11:35
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Atividade física traz benefícios para pessoas de todas as idades, mas pode ser o diferencial para maior qualidade de vida na terceira idade. Com benefícios físicos, psicológicos e na vida social, a prática pode ser incorporada no dia a dia do idoso de forma simples, sem necessidade de frequentar academias ou clubes esportivos.

"A atividade física impacta diretamente na saúde de todas as pessoas, independente da idade, e a medida que a pessoa envelhece, ela passa a ter ainda maior importância, porque melhora muito vários setores do organismo", afirma José Mário Tupiná, professor de Geriatria da Escola de Medicina da (PUCPR) Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo ele, a prática melhora os aparelhos cardiovascular e respiratório, a musculatura e o esqueleto, além da coordenação motora e força muscular. A atividade física regular também diminui riscos comuns na terceira idade, como quedas e acidente vascular cerebral, e também auxilia a controlar a pressão arterial e a diabete.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


"Os benefícios mais conhecidos são físicos, como redução do risco de ganho de peso, de doenças crônicas, câncer, doenças cardiovasculares e outras doenças", completa Tupiná. Mas há outros benefícios quando os idosos começam a realizar atividades físicas em espaços públicos: sociais e de interação, conhecendo pessoas e criando amizades, reduzindo a chance de depressão e o nível de ansiedade.

Publicidade


"Temos uma série de evidências de que a prática de exercícios físicos está relacionada com a capacidade cognitiva", diz o professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia em Saúde da PUCPR, Adriano Akira Ferreira Hino. Ele aponta ainda que a atividade física está associada a menor risco de doenças de Parkinson e Alzheimer, principalmente em idades mais avançadas, e também tem sido associada à melhor qualidade de sono.


Isso acontece porque a atividade física atua sobre o sistema nervoso central, aumentando a plasticidade, isto é, a capacidade do cérebro reagir aos desafios diários intelectuais. "A atividade física por si só melhora também o metabolismo cerebral, a atividade cerebral e consequentemente a memória em geral", explica Tupiná.

Publicidade


Rotina ativa


Para incorporar a atividade física na rotina, não é necessário ir muito longe: pode ser em em casa, na rua, no bairro. O professor Adriano Akira Ferreira Hino desenvolve pesquisa na área de cidades e envelhecimento saudável, analisando os espaços urbanos como facilitadores da prática do exercício físico por idosos.

Publicidade


"Quando o idoso sai de casa caminhando para ir até um mercado, posto de saúde ou na casa do vizinho, isso é uma atividade física. Lidar com plantas, limpar a casa, também são opções, por mais que muitas pessoas não considerem atividades prazerosas", diz.


Para quem prefere ter o acompanhamento de um profissional, também é possível fazer atividades físicas nas unidades básicas de saúde ou nos centros de esporte e lazer. "O mais importante, porém, é realizá-la onde se sentir bem", conclui Hino.


O advogado Sylvano Alves da Rocha Loures Neto, de 65 anos de idade, é exemplo de corpo e mente ativos. Esse ano decidiu participar da sua primeira corrida, a PUC Night Run, que acontecerá em agosto.

O egresso da Universidade da turma de 1978 largará com a inscrição número 001 e afirma que, para manter a saúde, além da atividade física, é essencial ter amigos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade