Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Pós-Covid-19

Saiba quando é seguro voltar a fazer exercícios físicos

Micaela Orikasa - Grupo Folha
25 jan 2021 às 07:49
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Todas as pessoas que se recuperaram da Covid-19 devem passar por uma avaliação cardiológica antes de voltar a praticar atividade física moderada a intensa. A recomendação foi recém-publicada pela SBC (Sociedade Brasileira de Cardiologia) em parceria com a SBMEE (Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte).


O alerta dos especialistas é porque muitos pacientes, especialmente aqueles que foram hospitalizados (entre 20% a 30%), apresentam algum tipo de acometimento cardíaco. "As lesões que ocorrem no coração podem ser leves ou importantes. Nossa preocupação é que quando se faz algum processo inflamatório no músculo do coração, o que chamamos de miocardite, por exemplo, surgem cicatrizes que podem gerar arritmias”, explica Laércio Uemura, cardiologista do Centro do Coração em Londrina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Mesmo que o indivíduo tenha apresentado uma forma leve da doença, inclusive os assintomáticos, a recomendação continua valendo, de acordo com o especialista. "Como é uma doença nova, a gente não tem bem definido ainda o quanto o retorno às atividades físicas pode impactar. Uma outra preocupação que temos é que dependendo da gravidade do acometimento da Covid-19, essas repercussões podem ser tardias. Tem pacientes com 40, 60 dias depois de curados que ainda apresentam manifestações”, afirma.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista

Saiba mais na Folha de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade