Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Não baixe a guarda

Sete atitudes para criar uma rotina e fazer as crianças dormirem mais cedo

Redação Bonde
15 jul 2015 às 11:11
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Durante o período de férias muitos pais costumam 'baixar a guarda' e flexibilizar o horário das crianças irem para a cama. No entanto, essa atitude pode gerar muita dificuldade quando for hora de voltar às aulas. Quando o assunto é dormir, deixar os pequenos à vontade é uma forma de desregular o sono. E, se uma noite mal dormida ou com poucas horas de sono já é ruim para um adulto, para uma criança é um problema muito maior. Elas ficam irritadas, agitadas, agressivas e podem ter dificuldades para se concentrar no dia seguinte. Com aula ou sem aula, os pais devem estimular ensinar aos pequenos que dormir cedo é saudável: o organismo descansa e se recompõe para o dia seguinte. O site e-How Brasil listou sete atitudes que ajudam os pais a criarem uma rotina de estímulo ao sono dos filhos. Coloque-as em prática o quanto antes e surpreenda-se com os resultados!

Faça silêncio

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Televisão ligada, luz acesa, barulhos, computador e muita conversa chamam a atenção das crianças e devem ser evitados. Tudo isso faz com que os pequenos fiquem acordados e demorem ainda mais para pegar no sono. Cores muito intensas também afetam o momento de descanso. Mantenha o quarto escuro ou com o mínimo de luz possível, se a criança tiver medo do escuro. Também é recomendável não ter brinquedos em sua cama. Mas caso ela goste de dormir com algum bichinho de pelúcia, não há problema.

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


Ritual do sono

Publicidade


Crie uma rotina noturna prévia no momento do descanso e siga à risca todos os dias. A criança se acostumará e, com o tempo, perceberá quando estiver chegando a hora de dormir. Independente da idade, é importante que os pais acostumem e acompanhem o ritual dos filhos e não percam o foco quando a criança crescer. O hábito deve ser sempre o mesmo: fazer xixi, escovar os dentes, tomar banho, vestir o pijama e ir se acalmando para uma boa e tranquila noite de sono. Dessa forma, não só os filhos descansam, mas também os pais.


Evite algumas brincadeiras

Publicidade


Para as crianças, toda hora é hora de correr, pular e brincar. A pilha parece não ter fim. Quando chega a noite, elas devem se acalmar. Atividades mais tranquilas, como jogos de perguntas e respostas, jogos de tabuleiro, quebra-cabeças, jogos de cartas ou até ler uma história ajudam a pegar no sono mais facilmente. Assim, os pequenos se acalmarão, o que os leva para a cama mais cedo e facilita o repouso noturno.


Do berço para a cama

Publicidade


Muitos pais acreditam que, ao chegar uma certa idade, as crianças devem mudar o lugar de descanso. Porém, cada um tem seu tempo. Algumas vezes, isso termina afetando o sono do bebê. Não é porque ele já tem dois anos que precisa dormir na cama. Se o seu pequeno tem dificuldade para descansar ou fica muito irritado na hora de dormir, voltar atrás pode ser a solução. Não será o fim do mundo. Muito pelo contrário, todos irão descansar tranquilamente.


Balanço

Publicidade


Quando o bebê está irritado, chorando e não consegue dormir, é quase impossível não seguir o truque: pegar a criança no colo, balançá-la e cantar uma música de ninar. Não existe mal algum nisso. Mas o balanço não deve ser usado para o filho dormir, mas para acalmá-lo. Ao dormir balançando, a criança não chega a ter o sono profundo e restaurador. Ela não descansará e acordará irritada e com sono. Se estiver viajando e quiser utilizar o bebê-conforto, tudo bem. Mas não deixe que seu filho se acostume a ele.


De olho no relógio

Publicidade


Não espere ver seu filho bocejando para dizer que é tarde e está na hora de dormir. Quanto mais cansado estiver, mais dificuldade para repousar ele terá. A criança deve se acostumar com o horário de ir para a cama. Até os três anos de idade, as crianças precisam dormir normalmente 11 horas por noite. Estipular um horário, além de criar um costume, facilita seguir os outros passos para fazer os pequenos dormirem mais cedo.


Técnica E.A.S.Y.

O livro "A encantadora de bebês" ensina a utilizar a técnica E.A.S.Y. (sigla em inglês que significa alimentação, atividade, sono e você). Com esse método, o criança deve se alimentar, fazer alguma atividade e descansar. Assim, você terá tempo livre para fazer o que quiser. E o seu filho entrará em uma rotina. A técnica requer muita persistência. Não se deixe levar porque você tem uma visita ou não está em sua própria casa. Lembre-se: esse método varia de criança para criança. (Fonte: e-How Brasil)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade