Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
'Seguro da fertilidade'

Tire suas dúvidas sobre o processo de congelamento de óvulos que Gabriela Pugliesi se submeteu

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
25 fev 2021 às 19:18
- Reprodução/Instagram
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O anúncio da separação do casal de influenciadores Gabriela Pugliesi e Erasmo Viana evidenciou um assunto específico da reprodução humana. Em um vídeo que conta a respeito do rompimento com o marido, Gabriela comenta que a primeira providência que tomou após o fim do relacionamento foi a decisão de congelar os óvulos. "Sinceramente, eu acho isso muito importante: se eu soubesse como funciona isso tudo, eu teria congelado meus óvulos com uns 20 e poucos anos. Então, você que é nova, que um dia quer ser mãe, pensa sobre isso. Porque de repente diminui a chance de ter um processo doloroso, sabe?”, diz a influencer.


Tem dúvidas sobre como funciona o procedimento? O médico especialista em reprodução humana, Vinícius Stawinski, esclarece os principais pontos a respeito do congelamento.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quem deve fazer?

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


"O ideal seria que toda mulher com mais de 25 anos, sem planos concretos de ter filho em um futuro próximo ou que a questão profissional inviabilize o desejo de gestar no momento, pense sobre o congelamento de óvulos”, explica o médico. "As novas técnicas de Reprodução Assistida aumentam as chances de a paciente ter sua fertilidade preservada. Como o potencial reprodutivo feminino fatalmente cai com a idade, muitas mulheres optam por congelar seus oócitos antes dos 35 anos e apostar na sua carreira. Depois quando resolverem gestar, já possuem uma ‘poupança reprodutiva’”.

Publicidade


É importante pontuar ainda que o congelamento de óvulos também faz parte do arsenal terapêutico para preservar a fertilidade de pacientes submetidas a tratamentos que possam ter a sua fertilidade comprometida e podem prejudicar sua reserva ovariana, como quimioterapia, cirurgia ovariana ou endometrioma.


Qual a idade ideal?

Publicidade


A fertilidade feminina está ligada ao número e a qualidade de óvulos que cada mulher tem nos ovários. Assim, conforme a mulher envelhece, os números qualitativos e quantitativos de óvulos diminuem. "Com isso, é natural se pensar que existe a idade ideal para o congelamento de óvulos. O fato é: quanto antes realizar o procedimento, melhor”, frisa o médico. "No melhor cenário, orienta-se em torno de 25, 30 anos. Por quê? Nessa faixa etária, a mulher possui uma quantidade maior de óvulos e eles estão mais propensos a serem saudáveis”.


"Depois dos 35/36 anos, a mulher pode não desenvolver tantos óvulos durante o processo de estimulação e a qualidade também será afetada. Estima-se que cerca de 30 a 40% dos óvulos nessa idade não sejam cromossomicamente normais. Mas claro: o hoje é sempre muito melhor do que o amanhã”, pondera Stawinski.

Quais as chances de ter filhos com óvulos congelados?

Esse "seguro da fertilidade” ocorre por meio do congelamento de óvulos. Não há um limite de tempo que podem ficar congelados. "A porcentagem de gestação futura com o uso da técnica depende muito da idade da mulher no momento da captação. Se uma mulher congelar seus óvulos antes dos 35 anos, com 10 óvulos congelados, a chance de ter um filho é de aproximadamente 60% e, com 15 óvulos, a chance sobe para 80%. Após os 35, anos, a chance cai pela metade”, afirma o médico.⠀

"O congelamento de óvulos representa liberdade, autonomia e empoderamento feminino! Tranquilidade para escolher o seu melhor momento de aumentar a família!”, diz o especialista. "Preservar a qualidade do hoje para que no futuro, quando quiser e se precisar, os óvulos vão manter a mesmíssima qualidade do agora! É como seguro: a gente faz para não usar, mas, caso seja necessário, ele está ali para nos amparar!”.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade