Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Hora do descanso

Tudo que você precisa saber para que seu filho (e você) tenha uma boa noite de sono

Redação Bonde*
17 nov 2014 às 09:29
- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Colocar uma criança para dormir pode ser difícil - e fazê-las ficar lá, deitadas, pode ser ainda mais trabalhoso. Assim, conhecer alguns truques e dicas do que pode facilitar a noite do seu filho (e a sua) é essencial e indispensável.

É claro que cada caso tem sua peculiaridades, mas, em geral, grande parte dos pais tem problemas com essa hora do dia dos pequenos. Confira algumas dicas de como lidar com isso e saiba como melhorar tanto o descanso do seu filho quanto o seu:

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Rotina é tudo

Leia mais:

Imagem de destaque
SAIBA O MODELO IDEAL

PRE reforça a obrigatoriedade de cadeirinha e assento elevado para crianças

Imagem de destaque
Bombeiros orientam

Confira 5 dicas para evitar acidentes domésticos com crianças no período de férias escolares

Imagem de destaque
O amor sempre vence

Casal de Sarandi adota irmãos e vídeo do encontro da família viraliza nas redes sociais

Imagem de destaque
Dia das Mães

Mãe se emociona com presente e vídeo viraliza nas redes; assista


As crianças se comportam melhor em relação a determinada atividade quando há um padrão preestabelecido. Uma hora de dormir regular e uma rotina para a noite ajudam as crianças a compreenderem o que se espera delas. Se a hora, lugar ou a rotina mudam constantemente, ansiedade, confusão e espaço para negociação podem surgir.

Publicidade


Uma boa rotina para qualquer criança dura pelo menos 30 minutos. Isso pode incluir um banho, 'aconchego', historinha ou música. Se a rotina dura mais do que devia ou se torna muito elaborada, as crianças acordam ao invés de se acalmarem. Uma rotina inferior a 30 minutos faz a maioria das crianças se sentirem apressadas para ir para cama.


Se a hora de dormir nos fins de semana varia mais de uma hora, espere problemas na segunda-feira. Tente manter um único horário durante toda a semana. Este plano é difícil para as famílias que gostam de dormir mais nos fins de semana, mas a minha experiência sugere que pelo menos um dos pais se levante com as crianças no sábado e domingo de manhã para tornar o dia mais tranquilo em geral.

Publicidade


Além disso, as crianças devem dormir no mesmo lugar todas as noites, se possível. Trocar de lugar - dormir em camas diferentes, no chão, no sofá - torna difícil para que os pequenos identifiquem um padrão.


Dormir é separação

Publicidade


Do ponto de vista de uma criança, ir dormir é uma separação - de pais, irmãos, de brinquedos, dos eventos emocionantes do dia e de tudo o que continua a acontecer na casa. Por que elas prontamente desistiriam de tudo isso - especialmente quando isso significa entrar em um quarto escuro sem a segurança de ter os pais por perto para protegê-los?


Nenhuma criança vai para a cama sem alguma 'luta' e ajuste, e nenhuma criança dorme em sua própria cama, sozinha, sem um monte de solicitações, aprendizagem e regras firmes que não mudam.

Publicidade


A hora de dormir é também um momento de separação para os pais. Embora a maioria diga que está pronta para abrir mão dos filhos ao final de um longo dia, muitos realmente lutam contra isso. Eles passam mensagens confusas, cumprem a rotina apenas parcialmente e não conseguem lidar com a disciplina necessária para motivar seus filhos a dormirem por conta própria.


Assim, como pais, também temos de reconhecer e lidar com as nossas próprias questões.

Publicidade


Manias e comportamentos


Bater com a cabeça e balançar o corpo

Publicidade


Muitas crianças vão usar comportamentos repetitivos na hora de dormir, ou durante a noite para voltar a pegar no sono. Isso é mais comum no primeiro ano de vida e geralmente desaparece antes dos 2 anos de idade.


Eles fazem isso por até meia hora, mas é extremamente improvável de se machucarem. Você não pode parar esse comportamento, mas aqui estão algumas dicas para que você torne as coisas mais silenciosas e mais confortáveis:


• Mova o berço para longe da parede;


• Coloque tapetes de borrachas sob as pernas do berço para reduzir o movimento e o barulho ou coloque o berço sobre um tapete grosso;


• Mantenha o berço protegido para que este hábito não machuque a criança;


• Não entre no quarto de seu filho quando perceber este tipo de comportamento. Sua presença pode reforçar isso como uma forma de chamar atenção em vez de um hábito de adaptação.


Regras são regras


Muitas crianças resolvem testar os pais na hora de dormir, quando eles estão mais cansados e a chance de conseguirem algo com birra ou insistência pode aumentar significativamente. Por isso, apesar do cansaço, essa não é a hora de amolecer. Então, se seu filho levantar da cama, coloque-o de volta com, no máximo, uma única frase de explicação. Não há discussões ou negociações, nem mais um tempinho assistindo TV. Silenciosamente coloque-o de volta na cama, cubra-o e saia.


Você pode repetir esse processo uma centena de vezes antes que ele permaneça no lugar - especialmente se você não for firme quanto às regras na hora de dormir. Prepare-se para uma luta para estabelecer essa nova rotina.


Deitar-se com os pais


Se você realmente não quer compartilhar sua cama com seu filho, em silêncio, coloque-o de volta a sua própria cama, quantas vezes for necessário, sem conversa e sem discussão.


Note, também, que se você deixá-lo subir em sua cama de manhã e voltar a dormir, ele não vai entender o que há de diferente em fazer a mesma coisa no meio da noite.


Para uma criança que sempre dormiu com os pais e agora é forçada a 'separar-se' é preciso tomar algumas atitudes diferentes. Tente colocar um saco de dormir no chão do seu quarto e dar recompensas conforme a criança for se movendo cada vez mais perto de seu próprio quarto. Esta abordagem ajuda com a separação, o que é difícil para todos.


Pesadelos


Sonhos ruins são sinais de uma mente ativa colocando as experiências da vida em ordem. Nós todos usamos pesadelos e sonhos para lidar com o stress, ajustes e pressões.


As crianças têm capacidade de sonhar assim que aprendem a falar. As crianças mais novas, geralmente, não conseguem se lembrar dos seus sonhos, até mesmo aqueles que os acordam. E uma vez que o conteúdo dos sonhos não é tão importante, não pressione o pequeno a lembrar. No entanto, se uma criança tem o mesmo sonho repetidas vezes por semana, o ideal é consultar um profissional de saúde para ajudar a descobrir a fonte do stress.


Terrores noturnos


Este tipo de comportamento se dá quando a criança acorda abruptamente, em geral, antes da meia-noite, assustada e se movendo bruscamente, sem responder à tentativa dos pais de acalmá-la. A idade em que isso mais acontece é entre os 2 e 6 anos.


Na maioria das vezes, os pais ficam amedrontados, no entanto, não há nenhum significado para essa atitude. O importante é deixar a criança segura enquanto ela se move e esperar até que passe.


Lidando com os terrores noturnos


• Torne o ambiente mais seguro removendo itens perigosos ou quebráveis ​​em torno da cama de seu filho. Cubra o chão com algo macio - um tapete ou cobertor, se não houver qualquer carpete;


• Mantenha o ambiente calmo, mantendo uma luz baixa e desligue qualquer rádio ou TV na área;


• Não tente acalmar ou aliviar o seu filho com palavras ou abraços. Ele não vai responder e restringir algumas crianças só vai piorar a situação;


• Espere até que seu filho caia no sono antes de deixar o quarto.


Sonambulismo e falar dormindo


Esses comportamentos são despertares parciais, que acontecem durante períodos de estresse e cansaço excessivo, além disso, são mais comuns em meninos.


As crianças também podem passar por isso mesmo quando não estiverem sob um estresse especial. A maioria supera essas condições na adolescência.


Não leve a conversa noturna muito a sério, o conteúdo não fará muito sentido. E não provoque um sonâmbulo ou um 'falador', isso pode reprimir a criança.


Se a criança se mostrar preocupada com este comportamento, tranquilize-a e explique que ela é normal. Na maioria das vezes, ela não se lembrará de nada pela manhã.


Lidando com sonambulismo


• Limpe o chão de todos os objetos, incluindo tapetes e remova coisas quebráveis do quarto;


• Instale um sino na porta do quarto para que você saiba quando seu filho sai do cômodo;


• Instale portões nas entradas das escadas;


• Mova o seu filho do beliche superior, se for onde ele dorme (considere um quarto no primeiro andar);


• Tranque ou bloqueie a cozinha ou outras áreas que têm itens perigosos disponíveis;


• Certifique-se que todos os vidros nas janelas, armários e box do chuveiro são inquebráveis.

* Por Suzanne Dixon - pediatra e mestre em Saúde Pública - para a Pampers


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade